Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Virada Cultural de Irati será realizada em 2011

Serão 24 horas de programação cultural em vários pontos do município

Irati – O município de Irati deve receber no mês de fevereiro de 2011 a Virada Cultural. O evento que já está sendo programado pela Secretaria Municipal de Patri-mônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, busca promover a cultura brasileira, valorizar a diversidade das expressões e universalizar o acesso à produção e fruição da cultura.
O vereador Rafael Felipe Lucas que apresentou um requerimento solicitando a realização da Virada Cultural, conta que este tipo de evento tem inspiração nas chama-das “Noites Brancas”, que ocorrem nos meses de verão em diversos países europeus. “O Sesc que é uma entidade que tem grande trabalho de promoção cultural, tem feito alguns eventos neste sentido nas cidades do interior paulista. Meu pedido tem por intenção iniciar o debate sobre um evento em Irati, algo que possa neste início ser de contexto mais popular e depois vá crescendo com o tempo”, afirma Lucas.

Para o vereador, ações como a Virada Cultural são instrumentos de educação e cultura, trazendo para os moradores da cidade mais qualidade de vida. “A cultura tem sido o meio mais eficaz de crescimento social e econômico nas estratégias de políticas públicas modernas”, acrescenta.

A Virada em Irati
A proposta de realizar em Irati a Virada Cultural está sendo analisada e programada pela Secretaria Municipal de Patri-mônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos. O secretário Rafael Ruteski, diz que o evento seria realizado em setembro deste ano, mas devido ao período eleitoral as agências de fomento e financiamento não poderiam estar liberando os recursos necessários pelo fato de algumas serem estatais.
“A Virada Cultural vai aconte-cer provavelmente no mês de fevereiro. Estamos apenas aguar-dando retorno financeiro de alguns patrocinadores como O Boticário, Itaipu Binacional e Petrobrás. Também existem outras empresas que estão sinalizando que querem fazer a proposta tornar-se reali-dade”, enfatiza Ruteski.
A ideia é fomentar diversos setores da cultura como folclore, música, artes plásticas e teatro. Também está sendo analisada a possibilidade de se fazer um grande show de um cantor de música popular brasileira, até o momento o nome cogitado é o de Almir Sater. “Nós precisamos dos recursos, não só para pagar o show, mas também para montar toda a estrutura necessária para o evento. A estrutura será montada em vários locais como a Casa da Cultura, Clube do Comércio, Rua Doutor Munhoz da Rocha e Colina Nossa Senhora das Graças”, completa o secretário.
A Virada Cultural terá mais de 24 horas de programação, começando no sábado às 14h, atravessando a madrugada com a finalização no domingo às 18h. Entre as propostas está o programa que se chama “Tudo ao mesmo tempo agora”. Nele, serão realiza-das intervenções culturais variadas em locais comerciais, exposições e arte em pontos de ônibus e equipamentos públicos, atividades culturais em escolas e associações, concursos de piadas, contos e causos, entre outras.
“Com a Virada Cultural pretendemos mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a celebração da arte, e reflexão sobre a importância da formação cultural dos cidadãos com o objetivo de promover os valores culturais do município e das comunidades locais. Ao mesmo tempo, pretendemos conscientizar a população sobre a importância da cultura para o desenvolvimento e motivar os cidadãos de forma a envolvê-los no processo de produção cultural”, conclui Ruteski.

TEXTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: