Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

300 toneladas de pêssego serão produzidas em Irati

Irati - Neste ano, Irati deverá produzir 300 toneladas de pêssego. A estimativa é da Secretaria Municipal de Agricultura, que oferece apoio técnico aos produtores rurais para o cultivo do fruto. Segundo o engenheiro agrônomo que atende os produtores de pêssego de Irati, Antonio Sidnei Martins, as condições climáticas dos últimos meses têm sido favoráveis. “A produção de pêssego está muito boa, a seca não prejudicou e, recentemente, a quantidade de chuva e suficiente”.

Parte dos fruticultores já iniciou a colheita de algumas variedades do fruto, embora a expectativa seja de que uma quantidade significativa de pêssego comece a deixar as propriedades e sejam comercializada apenas depois do dia 20 de novembro. “Os frutos estão com boa sanidade e tamanho grande”, adianta o engenheiro agrônomo da Secre-taria de Agricultura.
São produzidos em Irati frutos das variedades Chimarrita, Ouro, Coral, Chiripá, Marli, El Dourado, Planalto, dentre outras. Parte da produção deverá chegar ao consumidor durante a 32a Festa do Pêssego, criada para incentivar os produtores rurais e, neste ano, prevista para os dias 03,04 e 05 de dezembro.
Segundo Martins, pelo menos 12 tonela-das de pêssego deverão ser comercializadas nos três dias do evento. Ao todo, 16 fruticultores confirmaram presença na festa, quando, além do fruto in natura, disponi-bilizarão ao público sucos, licores, doces, compotas e geléias de pêssego. Os produtores participaram de uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e o prefeito Sergio Stoklos neste dia 04, para definir detalhes sobre a comercialização dos frutos.

Festa do Pêssego torna-se maior a cada ano
Acontecem entre os dias 03 e 05 de dezembro, a 32a Festa do Pêssego, 20a Festa do Borrego no rolete, 9o Salão de Negócios, 9a Feira de Sabores e 1a Festa da Codorna no rolete. A cada ano os eventos têm motivado mais a participação do público e dos empresários de Irati e região. Atrações variadas, boas opções de gastronomia, produtos diversificados e de qualidade, festivais de música e campeonatos esportivos garantem o sucesso dos eventos.
Em 2010, segundo a equipe organizadora das festas, o destaque tem sido a grande procura dos empresários por stands para expor e vender produtos e serviços. Exemplo disto é que praticamente todas as conces-sionárias de veículos da cidade já adquiriam espaços para mostrar seus produtos aos clientes.
As empresas que vendem máquinas agrícolas também deverão ocupar grande espaço do Parque Aquático de Irati e os melhores stands internos, situados próximos à entrada do Pavilhão João Wasilewski, já foram adquiridos por lojas de roupas e calçados, entidades comerciais e educa-cionais, empresas que oferecem produtos em couro, revendas de celulares, dentre outras. Para garantir um stand entre em contato através do telefone 42 91075700.
Em breve serão anunciadas outras novidades que prometem chamar a atenção do público e fazer da 32a Festa do Pêssego uma das melhores já realizadas.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE IRATI

Nenhum comentário: