Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cras da Lagoa promove saúde e bem-estar para a terceira idade

Toda sexta-feira idosos participarão de atividades diversificadas

Irati – O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Lagoa iniciou as atividades do Grupo da Terceira Idade na última sexta-feira (29). As reuniões serão realizadas todas as sextas-feiras, e além de atividades de entretenimento, os idosos terão acesso a informações que possam promover a saúde, o bem-estar e a cidadania.
Para a secretária municipal de Bem Estar Social, Maria Helena Orreda, a criação do Grupo da Terceira Idade do Cras da Lagoa é a concretização de um sonho, tanto dos idosos, como da equipe técnica que trabalha no bairro. “Há 24 anos temos uma experiência positiva no Centro de Convivência de Idosos na Vila Nova, agora se cria uma nova oportunidade. O espaço do Cras da Lagoa será utilizado pela terceira idade toda sexta-feira, serão tardes de muita alegria”, destaca Maria Helena.
Um dos principais exemplos de como viver bem na melhor idade é a senhora Maria do Prado, representante dos idosos do município dentro do Conselho de Assistência Social. Dona Maria convidou todas as pessoas que fazem parte da terceira idade para participar dos encontros no Cras. “Aqueles que ainda não fazem parte dessa faixa etária que venham também para conhecer como é o caminho na melhor idade. Nós vamos a luta, não podemos cruzar os braços, porque se batalharmos muita coisa pode ser feita”, ressalta.
A coordenadora do Cras da Lagoa, Simone Anciut Pires, afirma que com a criação do Grupo o Cras abre as portas para a terceira idade. “É importante lembrar que aqui é um espaço da comunidade e só existe em função dela. Aqui temos uma equipe técnica que presta toda a orientação necessária”, explica Simone.
De acordo com Maria Helena, além das tardes festivas que incluem dança e bingo, os idosos poderão desenvolver atividades diversificadas. “Dentro dos encontros teremos a possibilidade de se ministrar aulas de alfabetização para aqueles que desejam continuar estudando. Ao analisar as afinidades de cada um podem ser criadas oficinas de artesanato, aulas de canto para a formação de um coral, enfim, são inúmeras as possibilidades de trabalho”, afirma a secretária.
O Grupo tem como missão promover a saúde e o bem-estar dos idosos, mas também, se tornar um espaço de cidadania. Através do Cras eles terão acesso a todos os serviços de assistência social, bem como, a orientação acerca dos seus direitos que são garantidos pelo Estatuto do Idoso. A Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Promoção Social fará a entrega de um exemplar do Estatuto para cada um dos integrantes do Grupo.
“Nós queremos que cada um dos idosos esteja ciente dos seus direitos e possa exigi-los. O Cras dispõe de uma equipe formada por psicóloga, assistente social e pedagoga para prestar atendimento e ajudar na resolução de vários problemas, ou seja, há toda uma estrutura de atendimento que está ligada a todos os setores da Prefeitura Municipal”, encerra Maria Helena.

TEXTO: MARINA LUKAVY
FOTOS: ADRIANA SOUZA

Nenhum comentário: