Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Governo libera R$ 43,6 milhões para a compra de trigo

Centro Sul - Um dos principais problemas dos produtores de trigo está perto do fim. Na quinta-feira (28), durante reunião de programação financeira entre os Ministérios da Agricultura e da Fazenda, foram liberados R$ 43,6 milhões para os produtores do Paraná comprarem trigo pelo preço mínimo/AGF, relativos à produção da safra passada (2009/2010).
O pedido para a prorrogação dos prazos de aquisição tem sido feito pelas cooperativas paranaenses desde o início da comercialização da safra de inverno. O deputado federal Eduardo Sciarra (DEM) participou de diversas reuniões com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para tentar garantir pelo menos o preço mínimo do trigo. “O Governo Federal não pode tratar com descaso o produtor brasileiro, que sustenta a economia do nosso país.”, afirmou Sciarra. A expectativa é que as operações tenham início até o dia 15 de novembro, já que dependem apenas de questões de ordem operacional junto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esses valores correspondem a compras de trigo realizadas até 30 de junho desse ano por Aquisições do Governo Federal e que ainda não haviam sido quitadas. Os produtores já haviam entregue todos os documentos exigidos para concretizar a venda pelo preço mínimo do trigo, mas as operações não foram materializadas no prazo. Resultado: os estoques estão abarrotados de grãos e sem garantia de venda com a entrada da nova safra no mercado. “O mínimo que o governo tem que fazer é cumprir o que prometeu aos agricultores e pagar o que foi acordado.”, ressaltou Sciarra.
Na próxima semana deverá ser publicada uma nova portaria assinada pelos ministros da área econômica e da Agricultura, liberando recursos para estimular a comercialização da safra de trigo em andamento (2010/2011). A safra 2010/2011 está na fase final de colheita e enfrenta graves problemas de comercialização.

Prorrogação do prazo
O deputado Sciarra ressaltou também a publicação da resolução nº 3.917, do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicado nesta quinta-feira (28), que prorroga o prazo para pagamento, com bônus, das parcelas de juros inadimplentes do Programa Especial de Saneamento de Ativos – PESA. Os produtores terão até o próximo dia 20 de dezembro para quitar o saldo devedor.

Texto: Assessoria do deputado Eduardo Sciarra

Nenhum comentário: