Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A literatura pelos olhos das crianças

A exposição “Cmei – Porta aberta para a literatura” é a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por professoras e crianças

Irati – Um espaço colorido, cheio de personagens e repleto de criatividade, é assim a exposição “Cmei – Porta aberta para a literatura”. Promovido pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Irati, a mostra cria a oportunidade para que toda a comunidade possa conhecer os trabalhos que são desenvolvidos dentro dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) de Irati.

A exposição atua como uma extensão do Projeto Leia Mais que foi idealizada pelas coordenadoras da Educação Infantil, Eloisa Maria Budel Vilczek e Adriana Grocholski. “Tivemos a ideia de montar esta exposição para mostrar aos pais e a comunidade o que está sendo feito nos Cmei’s e também, para incentivar as crianças a cada vez mais cedo começarem a leitura”, conta Eloisa.
Participam da exposição no Centro Administrativo Municipal (CAM) 11 Cmei’s do município. Os trabalhos elaborados pelo Cmei Padre Pedro do bairro Lagoa estão sendo expostos no Supermerca-do Santo Antônio em função da comemora-ção do Dia do Livro (29 de outubro).
Os Cmei’s atendem crianças da faixa etária que vai dos quatro meses até os cinco anos de idade. O contato com a leitura começa já nos primeiros meses e para isso as professoras da Educação Infantil elaboram livros com materiais diferenciados. “O primeiro contato das crianças é com livros feitos de tecido. Mas utilizamos materiais como EVA, plástico e papel também. Nesta fase os livros não são permanentes, são consumíveis mesmo, porque fazemos tudo isso para eles terem esse contato e possam desenvolver o gosto pela leitura”, ressalta a coordenadora.
Essa forma diferente de trabalhar a literatura dentro da Educação Infantil se evidencia através dos fantoches e bonecos utilizados pelas professoras na hora de contar estórias. A criatividade dessas profissionais é muito grande e elenca, além dos “teatrinhos”, atividades como a confecção de livros a partir da visão dos alunos por meio de desenhos ou recorte e colagem de figuras. “Para a confecção dos livros, as professoras muitas vezes contam com a ajuda das crianças maiores. A professora conta uma estória e eles vão recontar do jeito deles, ou seja, fazem o próprio livro com o entendimento que tiveram”, acrescenta Eloisa.
A metodologia de ensino inclui a escolha de temas por bimestre, e atualmente está sendo feito um trabalho dentro das salas com a autora Ana Maria Machado. Segundo a coordenadora os pais são envolvidos no mundo da literatura por estímulo dos filhos que ao chegar em casa recontam o que ouviram dentro da sala de aula.
A exposição “Cmei – Porta aberta para a literatura” poderá ser visitada até a próxima quinta-feira (04) no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h no CAM. Na quinta-feira, ainda ocorre o encerramento da exposição a partir das 14h30 que contará com a presença de pais e alunos dos Cmei’s.

Ana Maria Machado
A autora tem 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos. Vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Ana começou a carreira como pintora. Estudou no Museu de Arte Moderna e fez exposições individuais e coletivas, enquanto fazia faculdade de Letras na Universidade Federal (depois de desistir do curso de Geografia). O objetivo era ser pintora, mas depois de doze anos às voltas com tintas e telas, resolveu que era hora de parar. Optou por privilegiar as palavras, apesar de continuar pintando até hoje. Em 2003, Ana Maria foi eleita para ocupar a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, substituindo o Dr. Evandro Lins e Silva. Pela primeira vez, um autor com uma obra significativa para o público infantil havia sido escolhido para a Academia. A posse aconteceu no dia 29 de agosto de 2003, quando Ana foi recebida pelo acadêmico Tarcísio Padilha.

TEXTO E FOTOS: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: