Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PT e PSDB discutem cenário político dos próximos anos

Presidentes dos diretórios municipais falam sobre o relacionamento entre os Governos Federal e Estadual e as expectativas para as eleições municipais em 2012

Irati – Com o término das Eleições no dia 31 de outubro está definido o cenário político estadual e nacional para os próximos quatro anos. O bom relacionamento entre dois partidos antagônicos PT e PSDB, será imprescindível para que o Paraná tenha importantes avanços. Já no âmbito municipal, as vitórias da presidente eleita, Dilma Roussef (PT) e do governador eleito, Beto Richa (PSDB), aquece as discussões para as Eleições de 2012.


Governo Federal X Governo Estadual
O Jornal Hoje Centro Sul procurou o presidente do diretório municipal do PT, Odilon Rogério Burgath e o presidente do PSDB no município, Sidnei Jorge para que estes pudessem expressar como os partidos vêem que será a relação entre a presidente eleita Dilma Roussef (PT) e do governador eleito Beto Richa (PSDB). Ambos julgam que há a necessidade de se manter um bom relacionamento apesar das diferenças ideológicas.
Segundo Burgath, todos os paranaenses esperam que seja estabelecida uma parceria entre os Governos Federal e Estadual. Lembra que a presidente eleita, logo no seu primeiro discurso após a eleição salientou que estendia a mão aos adversários. “É importante ter sempre bem definido que adversário e inimigo são objetos bem distintos em política. Embora o governador eleito seja de um partido antagônico ao PT, ele é o governador de todos os paranaenses e torcemos que as parcerias com o Governo Federal continuem. O próprio Beto Richa disse que o papel de oposição seria no Congresso através dos deputados e dos senadores, e que este não caberia aos governadores”, salienta o presidente do PT.
Sidnei Jorge ressalta que o estado precisa dos recursos do Governo Federal, e que a relação entre Dilma e Beto deverá ser construída com muita discussão e entendimento. Para ele, o que está em jogo é o desenvolvimento do estado e, por conseguinte, a expansão do país em todos os sentidos, principalmente na economia. “A região Sul é considerada o seleiro deste país. O Paraná é um estado que contribui bastante para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O Beto Richa precisa buscar essa união com o Governo Federal, assim como a Dilma tem que estar aberta ao diálogo e a conversação, porque o Lula fez isso”, considera o presidente do PSDB.

Dilma X Serra
Nos resultados gerais da votação em Irati, o candidato tucano José Serra foi vitorioso nos dois turnos das Eleições. Por outro lado, Dilma Roussef foi quem venceu nas comunidades do interior do município.
Para Sidnei Jorge a vitória de Serra não só em Irati, mas em todo o estado do Paraná nos dois turnos das Eleições se deve principalmente a candidatura e posterior vitória de Beto Richa. O governador eleito se dedicou muito a campanha de Serra, sendo um dos poucos candidatos ao Governo Estadual que elevou a bandeira do 45 a nível federal.
“Esta campanha se intensificou ainda mais no segundo turno, quando ele ficou somente centrado na campanha de José Serra. O Beto viajou pelo país todo, foi aos lugares em que o Serra sentia que era necessária a presença dele. Assim, como houve a vitória do Beto no primeiro turno, isto facilitou demasiadamente para o segundo. Também se somam as propostas do presidenciável José Serra que eram palpáveis, propostas que poderiam ser colocadas em práticas. Mas eu não tenho dúvida que a própria organização do partido no estado acabou contribuindo para o êxito e para a votação expressiva que o Serra teve no Paraná”, observa.
O diretório do PT de Irati tem feito um trabalho de reestruturação e fortalecimento do diretório com novas filiações nos últimos anos. Burgath destaca o trabalho realizado nestas Eleições nos bairros, no Centro e também na zona rural do município. Segundo ele, este esforço garantiu a vitória de Dilma nas comunidades do interior.
“Em relação a eleição passada tivemos um crescimento de três a quatro pontos percentuais, e superamos a marca de 14 mil votos. Vejo que tudo isso é um somatório. Além do Governo Federal fazer a política correta, priorizando as políticas sociais e também com o avanço da economia, nós que fazemos parte do PT local temos feito a nossa parte. Tenho certeza que na sequência os números da compreensão do eleitorado iratiense serão ainda mais expressivos”, analisa Burgath.

Eleições municipais em 2012
Não há dúvidas de que as vitórias de Dilma e Beto estão aquecendo as discussões em torno das eleições que vão acontecer em 2012. O PT ressalta que em Irati e região as políticas sociais do Governo Federal têm acontecido nos últimos anos. Em Irati, o presidente salienta que a comprovação da preocupação com a política social se dá principalmente com o Programa Minha Casa, Minha Vida que está com 400 unidades prestes a serem entregues, e com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) que é a expansão do ensino técnico e superior.
“Com a eleição da Dilma que dará continuidade ao governo do PT e da base aliada, o foco sempre será a política social. Vamos buscar erradicar a pobreza e a miséria e também, procurar resolver as mazelas das pessoas que mais precisam. Junto com o prefeito Sergio Stoklos que é da nossa base aliada, nós do PT local, cada vez mais queremos nos integrar para facilitar o relacionamento de todas essas pessoas, e para que quem saia ganhando seja realmente o iratiense e os moradores da região”, acrescenta Burgath.
O presidente do PSDB recorda que o partido está solidificado e vem crescendo, desde a última vez que disputou uma eleição para a Prefeitura de Irati e foi derrotado. Depois do fato, o PSDB local foi sendo reestruturado, Sidnei Jorge acabou assumindo a presidência e diz que junto com vários companheiros trabalhando e agindo em grupo, o partido se solidificou novamente.
“Em Irati o PSDB está bem montado e estruturado, os números obtidos para o próprio Beto no primeiro turno e para o Serra no segundo turno comprovam que é um trabalho muito bem organizado. Vamos dispu-tar a eleição municipal porque esse é o desejo do governador, e também do presidente estadual do partido”, afirma.
A definição de nomes para o cargo de prefeito municipal ainda depende de muita discussão dentro dos diretórios municipais e com possíveis aliados. Mas desde já, Burgath e Sidnei Jorge deixam os seus nomes à disposição para a disputa.
Do lado do PT, a candidatura pode ser motivada principalmente pelo crescimento do partido que elegeu a nova presidente e também a senadora mais votada do estado, com um número de votos superior ao governador eleito. “Tudo isso credencia para que o partido pense alto e nós temos o objetivo de colocar as práticas do PT tanto na Administração Municipal, como na Câmara Municipal. Evidentemente que vamos escutar os filiados ao nosso diretório, e estaremos lutando na próxima eleição de 2012 pelo que a maioria optar como é lema dos nossos estatutos e da democracia. Se optarmos por uma coligação, conversa-remos com os demais partidos da base aliada, a exceção do PSDB e do DEM que por ideologia é impossível haver uma coligação”, conclui Burgath.
De acordo com Sidnei Jorge, seu nome já está à disposição do PSDB e também dos partidos aliados. Ele diz que espera disputar a Prefeitura de Irati em 2012, preferenci-almente com o apoio do grupo e do atual prefeito Sergio Stoklos. “Se for desejo do grupo, deverei disputar esta eleição para o cargo de prefeito. Como estou colocando o meu nome é importante que outras pessoas que tem interesse que também se manifestem. Não só do PSDB, mas também, dos partidos aliados que estiveram conosco nesta campanha pró Beto e pró Serra. Acho importante que a sociedade conheça as pessoas que tem interesse em disputar a Prefeitura. Assim poderemos numa longa e séria discussão chegarmos a um consenso, e termos um grupo forte para a sucessão do atual prefeito”, finaliza o presidente do PSDB.

TEXTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: