Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Conselho Tutelar receberá um veículo e equipamentos de informática

Os recursos são do Governo do Estado através do Fundo da Infância e Adolescência

Irati – O Governo do Estado do Paraná através da deliberação 05/2010 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, fará a destinação de recursos para a equipagem dos Conselhos Tutelares do Paraná. Em Irati, o Conselho Tutelar receberá um veículo e equipamentos de informática que possibilitarão a utilização do Sistema de Informação Para Infância e Adolescência (Sipia Web).
No dia 06 de outubro foi realizada uma reunião no Centro Administrativo Municipal (CAM) em Irati que contou com a participação de mais de 50 pessoas representando nove municípios da região. Na oportunidade, uma técnica da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude esclareceu acerca da deliberação 05/2010.

A rede dos Conselhos Tutelares é um instrumento importante e que precisa ser melhor estruturada. Sendo assim, o Governo do Estado definiu como prioridade que estes estejam mais bem supridos com equipamentos adequados, principalmente porque muitos não contam ainda com computadores.
“Para esta deliberação foram levados em consideração fatores como o sistema de garantias de direitos das crianças e dos adolescentes, e o Pacto pela Infância e pela Juventude, que é a síntese da política estadual de atenção a população infanto-juvenil”, explica a secretária municipal de Bem Estar Social, Maria Helena Orreda.
Em todo o Estado também está sendo implantada uma nova versão do Sistema de Informação Para Infância e Adolescência (Sipia Web) e para que ela funcione corretamente é necessário ter uma estrutura melhor de informática. Cada município vai receber os recursos de acordo com o seu porte, como Irati é considerado de médio porte, irá adquirir um carro, três computadores e uma impressora com os recursos do Governo do Estado que representam um total de R$ 31.750,00.
Os novos computadores terão velocidade compatível com a nova versão do Sipia Web. “Todos os conselheiros tutelares de Irati já passaram por um curso de capacitação em Telêmaco Borba há alguns meses atrás. Em breve a Prefeitura de Irati vai implantar melhorias na internet no prédio do CAM, isto já está previsto como uma prioridade, para que esta versão do Sipia Web possa funcionar”, acrescenta Maria Helena.
Com o programa qualquer pessoa poderá ter conhecimento sobre o número de casos e tipos de atendimento que o Conselho Tutelar presta. Todas as informações pessoais das crianças e adolescentes serão mantidas em sigilo e não serão divulgadas. “O Sipia Web é importante para que toda população possa acompanhar o trabalho do Conselho Tutelar. Esses dados também poderão ser usados para projetos na área de infância e na elaboração de diagnósticos”, enfatiza a secretária.
As informações também podem colaborar para a captação de mais recursos tanto do Estado como do Governo Federal. “A base de dados da área social do município é essencial para que os municípios possam ter a ampliação de recursos e investimentos na área da infância e da juventude”, afirma Maria Helena.

TEXTO: MARINA LUKAVY

Um comentário:

Anônimo disse...

Tambem participie desta reunião; Foi em outubro/2010 e segundo informações obtidas na reunião. Os veiculos e computadores chegariam em Dezembro/2010. Não chegaram. Ou será Dezembro de 2011 e eu não entendi.