Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Região é contemplada com a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar

Desde 1976 a Polícia Militar não passava por um processo de reestruturação, o momento foi classificado como histórico

Centro Sul – A implantação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (8ª CIPM) do Paraná com sede em Irati foi assinada pelo governador Orlando Pessuti, nesta última quinta-feira (14), na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati. O evento reuniu prefeitos, autoridades e representantes dos setores ligados à segurança pública e a sociedade organizada de toda a região.

Também participaram da sole-nidade o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Ara-mis Linhares Serpa; o Coman-dante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carsten; o Delegado-Geral de Polícia Civil, Azor Pinto; o Comandante do Policiamento do Interior, Sergio Filarlo; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho; a senadora eleita, Gleisi Hoffmann; o deputado federal, Ângelo Vanhoni; os depu-tados estaduais Artagão Júnior, Professor Lemos e Péricles Mello.
O Comandante-Geral da PM explica que a 8ª Companhia compreenderá além de Irati, os municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Ivaí, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares e alcançará uma população estimada de 180 mil habitantes. Como uma Companhia Independente terá os acréscimos de efetivo e um desdobramento operacional em pelotões. “Irati enquanto Comarca intermediária, além da sede da Companhia Independente terá um pelotão. Também, teremos o 2º pelotão em Rebouças, e o 3º pelotão no município de Imbituva”, acrescenta Carsten.
Hoje a Companhia tem o efetivo previsto de 94 integrantes e o existente de 111, com o decreto o efetivo projetado é de 252 homens. Durante a audiência pública reali-zada antes da solenidade, o prefeito de Irati, Sergio Stoklos, solicitou que policiais da região que atuam em outras regiões do estado, possam ser transferidos para Irati. Carsten afirmou que os ajustes serão feitos na medida do possível para que os policiais possam atuar mais próximos de suas famílias.
A 2ª Companhia vinculada ao 1º Batalhão de Ponta Grossa havia sido criada em Irati em 1970 e segundo o Comandante-Geral da PM, a criação da 8ª CIPM é fruto da sensibilidade do governador para as questões de segurança pública. “Nós discutimos juntos a preocu-pação de melhorar a estrutura e descentralizar a estrutura da PM atendendo o anseio da comuni-dade paranaense. Todas as ações implementadas se traduziram em 25 projetos estruturantes da organi-zação, necessários desde 1976 quando foi a última edição da lei de organização básica da nossa corporação”, frisa Carsten.
Já para o secretário de Segu-rança Pública num futuro bem próximo todos poderão aferir que Irati e região tiveram dois momen-tos diferentes: antes da criação da Companhia Independente e após dela, isso devido aos avanços significativos e a melhoria da segurança para a região. “Isso é fruto da reivindicação dos conse-lhos comunitários, dos clubes de serviço, Maçonaria, das autori-dades municipais e dos deputados da região, mas é também fruto da sensibilidade e da coragem do nosso governador de poder fazer o enfrentamento da segurança pública e os investimentos neces-sários”, afirma Serpa.
O deputado estadual Artagão Junior lembrou que a solicitação pública pela instalação da 8ª CIPM foi feita ao governador no dia 30 de abril durante uma solenidade na Santa Casa de Irati. “De pronto o senhor assumiu este compromisso com a nossa região e hoje este compromisso é cumprido. Nós agradecemos pelos investimentos na área de segurança e também na área de educação, porque ela certamente acaba se refletindo na segurança. O nosso desejo é que este tipo de postura, investimento e comprometimento dos agentes políticos e do Governo do Estado possam continuar”, destacou Artagão.
“Estamos num momento de muita alegria porque esta luta é de muitos anos, uma conquista alme-jada, junto com o Conselho de Segurança local, com os prefeitos da região, com as entidades e junto com a própria polícia. Buscamos esta alternativa para que a nossa polícia e a nossa segurança pudes-sem ter melhores condições. Quero agradecer a todos que ajudaram neste pleito e ao governador Pessuti por esta sensibilidade ao sentir que isto era necessário”, comemora o prefeito de Irati, Sergio Stoklos, que também lembrou o importante papel executado pelo deputado estadual Felipe Lucas para a implantação da 8ª CIPM.
Em seu discurso, o governador Orlando Pessuti ressaltou a dedica-ção com que os policiais desempe-nham o seu trabalho, e que com as modificações e reformulações poderão ser feitas mais promoções, criando a oportunidade para os policiais militares de ascenderem e crescerem dentro da própria estrutura.
“A Companhia vinculada ao Batalhão de Ponta Grossa foi criada há 40 anos e fez um grande trabalho, mas Irati merecia já há bastante tempo que nós tivéssemos aqui uma Companhia Independente. Sei que isso também é reivindicado por Prudentópolis, desta feita não conseguimos atender, mas será criada a Companhia de Prudentó-polis, vinculada ao 16º Batalhão de Guarapuava”, observa Pessuti.
A senadora eleita, Gleisi Hoffmann firmou o compromisso de discutir no Senado o Sistema Único de Segurança Pública e se colocou a disposição da corpo-ração. “Quero ouvir tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil e quero ser um canal da nossa polícia e do nosso sistema de segurança estadual para que quando nós formos votar algo no Congresso Nacional ou incluir algo no orça-mento da União, possamos fazer tendo em consideração a realidade que nós temos dentro de cada Estado”, afirma a senadora.

Outras obras
Durante a solenidade também foram discutidas algumas obras necessárias para a região. O grande destaque foi o anúncio de Stoklos a respeito da construção de uma Clínica de Oncologia, que já está no orçamento do município de Irati para o ano de 2011. “Será uma conquista de toda a nossa região, para que as pessoas possam ficar mais próximas das suas casas neste momento tão difícil. Os pacientes poderão fazer tratamento de quimioterapia e dar sequência a radioterapia sem precisar fazer o deslocamento que tantas dificuldades cria”, explica o prefeito.
Segundo Stoklos o orçamento já está disponível para apreciação dos vereadores da Câmara Munici-pal de Irati e o orçamento da sede é no valor de R$ 500 mil. “Vamos recorrer ao SUS ou à iniciativa privada para podermos estabe-lecer parcerias e realizarmos este projeto. Ele como qualquer outro não nasce pronto e nem definido, mas está nascendo dentro do município de Irati”, ilustra.
Também foi anunciada a pavimentação com recursos do Governo do Estado, com contrapar-tida do município de Irati na Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Trajano Gracia e Rua Abílio Carva-lho Bastos.
Pessuti citou o desejo de licitar o asfalto que liga Irati a São Mateus do Sul, mas disse que isso talvez não seja possível por estar no final do mandato. “Para licitar esta obra com praticamente 50 km preciso de recursos em torno de R$75 milhões, e é necessário ter em caixa esse valor, porque é final de mandato e não posso licitar uma obra sem que tenha o dinheiro. Esta é a mudança que a Lei de Responsabilidade Fiscal atribui”, justifica o governador.
Segundo Pessuti, Irati precisa ter um aeroporto e falou sobre as dificuldades encontradas em rela-ção a questão ambiental, mas que não é motivo para a desistência do projeto. Também deixou um pedido para Gleisi e para Vanhoni que é da Comissão de Educação em Brasília, solicitou que intercedam junto ao Governo para que Irati tenha um Instituto Federal de Educação Tecnológica (hoje o município possui uma extensão).

TEXTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: