Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Irati deverá ser criada no dia 14

Irati - “Uma das nossas metas de governo foi atingida: Poderemos ter melhores condições de estrutura para a segurança pública de Irati e de toda a região.” A afirmação é do prefeito Sergio Stoklos, e se refere à implantação da 8a Companhia Independente de Polícia Militar de Irati que deverá ocorrer na próxima quinta-feira, dia 14.
Na ocasião, o governador Orlando Pessuti, o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carsten, participam de uma audiência pública para discutir segurança na região e será assinado o decreto que concretizará a Companhia Independente.

Diversos serão os benefícios práticos para a comunidade com a criação Companhia Independente. Ao deixar de ser subordinada a Ponta Grossa, a Polícia Militar de Irati terá recursos específicos que serão geridos diretamente na cidade, haverá aumento do efetivo, serão destinadas mais viaturas para atendimento à população e até mesmo uma escola de soldados poderá ser criada futuramente no Município. Tais mudanças atingirão toda a região Centro-Sul, beneficiando cerca de 250 mil moradores de Irati, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Imbituva, Ipiranga, Ivaí e Guamiranga.

Mobilização regional
A criação da Companhia Independente foi anunciada pelo governador Orlando Pessuti em visita a Irati no dia 30 de abril de 2010. Após este anúncio, uma ampla mobilização envolveu entidades e lideranças políticas dos dez municípios que integram a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, Amcespar.
Um encontro do qual participaram membros dos conselhos de segurança, prefeitos, vereadores, policiais e representantes de entidades significativas como Fiep, OAB, associações comerciais, Corpo de Bombeiros, dentre outras, ocorreu em 14 de maio de 2010, na Prefeitura de Irati. Houve discussão dos problemas existentes e os líderes se comprometeram a apresentar documentos em prol da implantação da Companhia Independente de Polícia Militar de Irati.
Desta forma, foi elaborado um dossiê com informações sobre a necessidade de melhorias na segurança pública da região, que foi repassado ao presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Irati, Luiz Carlos Ramos, ao prefeito Sergio Stoklos, ao deputado Felipe Lucas e ao Comando da Polícia Militar. Estas lideranças entregaram o dossiê ao governador Orlando Pessuti que, no próximo dia 14 deverá vir a Irati para criar a 8a Companhia Independente de Polícia Militar. A solenidade e a audiência pública ocorrerão às 10h na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais.
Devem participar dos eventos prefeitos, presidentes das câmaras municipais, juízes, promotores e membros dos conselhos de segurança dos municípios da Amcespar.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE IRATI

Nenhum comentário: