Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Preço do leite se mantém em alta devido à estiagem

O período sem chuva segurou o preço que nesta época do ano geralmente sofre uma baixa

Centro Sul – Mesmo com a chegada da primavera o preço do leite ainda continua alto. A tendência normal é de que neste período do ano, o valor do produto sofra uma redução devido ao aumento da produtividade e a menor demanda. Porém, com a estiagem a produção diminuiu e o preço do leite se mantém estável.
O engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Josnei Silva Pinto, relata que na última semana o preço médio pago ao produtor por litro de leite ficou em R$0,59. “Em comparação com o mesmo período de 2009, este valor era de R$ 0,56. Esse relativo aumento se deve principalmente a estiagem que causou uma redução na produção do leite na região”, afirma Josnei.

De acordo com o engenheiro agrônomo, o preço do leite nos últimos meses tem se mantido alto para o consumidor, principalmente por serem os meses de inverno nos quais geralmente ocorre uma elevação no preço, porque aumenta o consumo e diminui a produção.
“O que acontece agora é que o preço alto vem se mantendo e a tendência para o final do ano é de queda. A estiagem segurou o preço do leite, mas para o produtor não significou lucro porque houve diminuição na produção. Com a estiagem diminui a oferta de pastagem e a qualidade desta, consequentemente ocasionou a redução na produção. Com a volta das chuvas vai se tendo uma recuperação das pastagens, e há uma tendência de que se aumente a produção e o consumo diminuia com a chegada do verão”, explica.
Josnei destaca que no inverno foi necessária a importação de leite de países como Argentina e Uruguai, visto que nestes meses a nossa produção não consegue suprir a demanda. “Esse leite de fora acabou segurando o preço, se não fosse feita esta importação talvez o preço do produto estivesse ainda mais alto”, conclui o engenheiro agrônomo.

TEXTO E FOTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: