Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Audiência fomenta discussão sobre segurança pública na região

Segundo dados da PM, desde 2008 houve a diminuição de 30% no número de ocorrências

Centro Sul – Na quinta-feira (14) antes da assinatura do decreto de implantação da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM), foi realizada uma audiência referente à segurança pública na região. Na oportunidade, o delegado da Delegacia de Polícia Civil de Irati, Osmar Albuquerque Pontes Junior e o capitão Renato dos Santos Taborda que está respondendo pelo comando da 8ª CIPM, apresentaram dados relativos ao setor de segurança.

Participaram da audiência o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carsten; o Delegado-Geral de Polícia Civil, Azor Pinto; o Comandante do Policiamento do Interior, Sergio Filarlo; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho; o deputado estadual, Artagão Junior; o prefeito de Irati e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Sergio Stoklos; a juíza da Vara Criminal da Comarca de Irati, Mitzy de Lima Santos, e representando os vereadores da região, o presidente da Câmara de Irati, Sidnei Jorge.
O coronel Serpa explica que por orientação do governador Orlando Pessuti, as audiências públicas estão sendo realizadas no interior do estado para que a população possa ser ouvida. “Os dados são muito frios e como a segurança deve ser sempre melhorada viemos aqui ouvir e juntos vamos buscar soluções para que todos possam ter melhores condições de vida”, afirma o secretário.
Em sua explanação o delegado Pontes Junior relatou que a Delegacia de Irati está instalada num prédio que foi construído em 1950 e que conta com apenas oito servidos. A Delegacia tem capacidade no setor de carceragem temporária para 34 detentos, e abriga 64, destes sete são mulheres.
Nos últimos anos foram instaurados 780 inquéritos, elaborados 230 Termos Circunstanciados (TC) - aplicados nos casos de crime de menor potencial -, e registrados 100 procedimentos envolvendo menores infratores. Somente em 2010 foram registrados 330 inquéritos, 130 TC e 40 procedimentos envolvendo adolescentes. “A causa mais frequente desses registros é a violência doméstica, em que muitas vezes o marido chega a casa alterado e agride, ameaça ou comete injúria contra a companheira. Estes casos chegam a 92 procedimentos”, expõe o delegado.
Hoje a PM de Irati conta com um efetivo de 111 policiais que atendem apro-ximadamente 188 mil habitantes, sendo que a relação é de 1696 habitantes para cada policial. A relação desejada é de um PM para 703 habitantes e a meta do Governo do Estado é que a 8ª CIPM passe a ter um efetivo de 252 homens. “Com a mudança nós vamos receber de imediato no máximo mais 40 policiais. É importante lembrar que estamos numa transição de governo e ficamos na dependência da decisão do próximo governador sobre a vinda de todo esse efetivo”, observa o capitão Taborda.
Um dos fatos que chamaram a atenção foi a constatação de que o número de ocorrências na região reduziu apro-ximadamente 30% desde 2008. Taborda também frisou que houve uma grande redução no número de homicídios, visto que 99,9% dos casos são resolvidos.
O capitão explica que desde 2008 foram implantadas ações como: Serviço Reservado (P2); Serviço de Policiamento Tático Móvel (Rotam); Patrulha Rural que estava desativada e o Projeto Povo. “Agora com a criação e com o status de Companhia Independente nós vamos aumentar estes efetivos para dar mais suporte no atendimento. Com o recebimento dos novos policiais serão mais viaturas nas ruas, mais equipes de Rotam e mais equipes de Serviço Reservado. Ao mesmo tempo, colocaremos plantões efetivos para atendimento de acidentes de trânsito”, completa Taborda.
A PM também age em conjunto com o Poder Judiciário para que todas as ações sejam pautadas dentro da legalidade. Outra parceria tem sido feita com as prefeituras através de convênios onde são feitos repasses para os Conselhos de Segurança. Segundo o capitão com a criação da 8ª CIPM será necessário uma sede nova, pois irá aumentar a capacidade administrativa e operacional da Companhia. Outra meta é a implantação de plantões nos des-tacamentos para atendimento da comunidade.
Para o secretário de Segurança Pública é visto que a Polícia Civil em Irati precisa de um reforço de efetivo o mais breve possível. Já em relação a PM, o coronel Serpa disse que com a 8ª CIPM todas as ações que precisam ser implementadas poderão ser feitas.
Stoklos solicitou ao secretário que policiais da região Centro-Sul que trabalham em outras regiões, possam ser lotados no efetivo de Irati. “Novas vagas vão ser criadas e os policiais podem ser deslocado progressivamente”, respondeu o coronel. O prefeito também pediu que o capitão Taborda continue no comando da 8ª CIPM.
O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, entregou um ofício ao secretário pedindo a implantação de plantão no destacamento de Rebouças e substituição das viaturas, também um relatório com as condições da Delegacia de Rebouças que está instalada num prédio antigo e também tem falta de pessoal.
A implantação de uma Delegacia da Mulher e a vinda de mais policiais mulheres também foram solicitações. O coronel Serpa explicou que a implantação de uma Delegacia da Mulher requer uma grande estrutura, mas como as estatísticas da região são preocupantes o pedido é passível de análise.
A juíza Mitzy de Lima Santos enfatiza que dos 92 casos apresentados pelo delegado referentes a violência contra mulher, pouquíssimas delas representam contra o marido.”Estou chegando a conclusão de que muitas mulheres gostam de apanhar, senão elas estariam lá nas audiências enfrentando os maridos”, frisa a juíza.
Também foi sugerida pelo soldado Elias que está na reserva da Polícia Rodoviária, a criação de um curso de reciclagem para os motoristas e a instalação de um Instituto Médico Legal (IML) para atender a região. “Enviarei à chefia do Detran a reivindicação da reciclagem para que seja avaliada. Quanto ao IML, de imediato não é possível, pois a própria estrutura existente está precisando de novos investimentos”, afirma o secretário de Segurança.

TEXTO: MARINA LUKAVY
FOTO: ADRIANA SOUZA

Nenhum comentário: