Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mulheres são as principais vítimas das varizes

As varizes podem surgir em qualquer idade, mas são mais comuns a partir dos 30 anos

Centro Sul – As varizes são veias superficiais dilatadas, alongadas e tortuosas que se desenvolvem sob a pele. As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores encontradas nos pés, pernas e coxas. As varizes são mais comuns em mulheres e podem surgir em qualquer idade, mas, são mais frequentes a partir dos 30 anos.
De acordo com a médica Sonia Maria Schneider, que é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes podem estar ligadas a fatores genéticos e a fatores desencadeantes. “As causas desencadeantes principais são os fatores hormonais diversos: menarca (primeira menstruação), ciclos menstruais, gestações, menopausa, uso de hormônios exógenos e irregularidades hormonais”, afirma a médica.

Mas as causas também podem estar ligadas a aspectos como a permanência da pessoa em pé ou sentado durante muitas horas, ao sedentarismo e a obesidade. “Por isso que para prevenir as varizes recomendamos que a pessoa mantenha o peso, faça exercícios físicos e tenha uma alimentação adequada. Também, que eleve os membros inferiores no final do expediente e use meias elásticas ao ficar muitas horas em pé ou sentado”, sugere Sonia.
A médica observa que para aqueles que já apresentam os sintomas da doença varicosa, valem as dicas referidas acima, mas, é muito importante a avaliação médica para tratar especificamente cada caso.
A frequência mais comum nas mulheres se deve principalmente às alterações hormonais mais acentuadas pelas quais elas passam como a gestação, o uso de métodos anticoncepcionais, a menopausa e terapias de reposição hormonal. “Isso acontece porque os hormônios agem no tônus vascular causando relaxamento, e consequente dilatação dos vasos”, explica Sonia.
A principal queixa de quem tem varizes se refere à estética. Mas, junto com esta questão também estão presentes sintomas como sensação de peso nas pernas (referido como cansaço) e em seguida edema (inchaço). Nas fases mais tardias surgem complicações como úlceras, dermatites, escurecimento da pele, hemorragia e varicoflebite. “Nesse ponto as varizes podem se tornar um perigo para a saúde e é necessária a intervenção médica”, alerta.
As varizes podem ser classificadas em primárias e secundárias. As primárias são as mais frequentes e podem ser qualificadas nos graus de I a V, de acordo com a quantidade e calibre das veias. As secundárias são consequência de trombose venosa profunda, pós-traumática, ou devido a fístulas artério venosas.
Segundo a médica, o tratamento das varizes depende de cada caso e do grau da doença. As varicoses podem ser tratadas com escleroterapia, um procedimento simples, feito no ambulatório médico e que traz bons resultados. Já as microvarizes (grau I e II) podem ser tratadas cirurgicamente, através das chamadas minicirurgias, realizadas com anestesia local, sem necessidade de internamento e poucos dias de repouso. “As varizes maiores, com comprometimento das veias safenas, são operadas, com anestesia espinhal e requer internamento de um dia”, completa Sonia.

TEXTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: