Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Males do consumo de bebidas alcoólicas pode ser tema de campanha de conscientização

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 23% dos jovens declaram beber em excesso

Irati – Na Sessão da Câmara Municipal de Irati realizada no dia 28 de setembro, o vereador e presidente da Câmara, Sidnei Jorge, apresentou o requerimento 228/2010, solicitando que seja feita no município uma ampla campanha de conscientização dos males causados pelo excesso de consumo de bebida alcoólica.
Segundo o vereador esta ação é necessária na medida em que se percebe que o consumo de bebida tem iniciado cada vez mais cedo. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em junho deste ano, revela que o consumo abusivo de bebida alcoólica é mais frequente entre os jovens de 18 a 24 anos (23%). À medida que a idade avança, o número de exageros diminui, nas faixas etárias de 45 a 54 anos e de 55 a 64 anos, 17% e 10,5% da população relatam que beberam em excesso, respectivamente.

“Hoje os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas frequentemente e em excesso, é comum vermos adolescentes bebendo e os pais não tem mais controle sobre determinada situação. Preocupa-me o fato de como será esta geração daqui a alguns anos e que tipo de adultos estamos formando, não queremos uma geração de alcóolatras”, acrescenta Sidnei Jorge.
Outro fator preocupante em relação ao consumo de bebidas é a violência. Muitas das ocorrências registradas pela polícia ocorrem em função do álcool, são muitos os casos em que o marido alcoolizado agride a esposa; jovens se desentendem em bares, lanchonetes e casas noturnas, além de acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados.
“Os índices de violência são significa-tivos e alarmantes quando ligados ao uso de bebida alcoólica. Portanto, se faz necessária esta campanha para uma maior conscientiza-ção da população, visando um futuro melhor para todos, mas, principalmente para a nossa juventude”, completa o vereador.
Para Sidnei Jorge, a população deve estar consciente que o consumo de bebida e os males que ele causa, vão além dos episódios de violência e que deve ser pensado todo o contexto da situação. “São famílias que se desfazem quando há um alcoólatra em seu seio ou que perdem seus entes em função de um acidente de trânsito ou algum desentendimento. Precisamos mostrar toda a problemática que envolve a bebida e assim conscientizar os cidadãos”, ressalta.
O levantamento realizado pelo Ministé-rio da Saúde mostra que 18,9% da população brasileira exagera na bebida e que as situações de descontrole na hora de beber são mais frequentes na população masculina. Ou seja, 28,8% dos homens e 10,4% das mulheres relataram que bebem demais.
O álcool é a droga mais consumida no mundo inteiro e a que causa mais danos, como a dependência e o comprometimento das funções mental, neurológica e emocional. O consumo regular de bebidas alcoólicas induz ao esquecimento e aumenta o risco de problemas mentais.

TEXTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: