Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Procon alerta para tentativa de golpe do pecúlio

Centro Sul – Mais um golpe está sendo aplicado em aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Trata-se de uma carta enviada pela Associação Profissional Liberal da Previdência Privada (Aplupp) que afirma que a pessoa que recebeu o documento tem direito a deter-minado valor e a uma aposen-tadoria mensal.
O coordenador do Procon de Irati, Ronaldo Evangelista, conta que este tipo de golpe requer apenas algumas observações simples para ser constatado. “Nota-se que se trata de um golpe quando ao analisar a carta enviada notamos que a associação em questão não possui telefone fixo (todos os números apresentados são de celulares) e nem um endereço de e-mail próprio (o endereço fornecido é público e gratuito – hotmail)”, completa Ronaldo.

Para o coordenador, o golpe se torna explícito quando no final da carta pede-se um “adian-tamento” de 30% do valor total ao qual a pessoa teria direito, e que deve ser depositado em uma conta bancária para assim ser feita a liberação. “Nesta carta a que tivemos acesso, o valor total ofertado é de R$ 38.800,00 mais uma aposentadoria de quatro salários mínimos por mês, mas para que este dinheiro seja liberado a pessoa deve depositar 30% do valor. É esta exigência que configura o golpe”, observa.
Ronaldo ainda destaca que tentou ligar para todos os telefones fornecidos e em nenhum deles obteve resposta, não sendo atendido. Também procurou na internet informações sobre a “Aplupp”, e somente encontrou outras denúncias de pessoas de todo o Brasil que receberam cartas semelhantes. É importante verificar que algumas variáveis são possíveis nas cartas, tais como o nome da empresa, endereço, valores do benefício ou depósito, mas o golpe é sempre o mesmo.
“Já encaminhei uma denúncia formal a respeito da tentativa de golpe e peço que toda a população fique atenta quando receber este tipo de documento. Antes de fazer qualquer depósito procure se informar e nos procure aqui no Procon que nós forneceremos todas as orientações necessárias”, conclui o coordenador.

TEXTO: MARINA LUKAVY

7 comentários:

Unknown disse...

Recebí essa correspondecia da tal APLUPP. Fico PASMA em constatar como esses criminosos conseguem nossos dados pessoais!!! È muita corrupção neste país! E as autoridades, não tomam providencias?? Cisalpina

terezinha disse...

acabo de receber pela segunda vez, ainda por cima são mal organizados e apresentam um golpe de péssima qualidade...
precisaria que fossem presos, pois tem sempre inocentes que caem.

Anônimo disse...

Minha mãe recebeu a tal cartinha só que dá PLUBP…

Já estavamos desconfiadas com tanta “sorte”…. mas este e outros sites serviram pra nos orientar ainda mais…

Sugiro que as pessoas que participam, de alguma forma, de redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, Blog, etc… divulguem para orientar outras pessoas….
Vamos fazer nossa parte!

Anônimo disse...

Meu pai recebeu a mesma carta em Belo horizonte em nome de SEPPAB - Seguradora e Previdência privada Associadosdo Brasil.

Anônimo disse...

Olá, minha mãe, idosa e aposentada, recebeu um telefonema hoje de São Paulo, falando sobre um tal pecúlio que ela teria a receber, etc... Ela, muito esperta, deu uma volta no cidadão, e quando pediu o telefone para contato, ele desligou. Agora, pesquisando na internet, confirmei se tratar de um velho golpe!
O número registrado no nosso identificador de chamadas é o seguinte:

(11) 3937-0903

Abraços,
Maria, Porto Alegre, RS.

Marina Lukavy disse...

Maria, sugiro que encaminhe este número para a polícia. É um meio de eles tentarem identificar pessoas que estão aplicando o golpe.

Fernanda disse...

Recebi uma ligação ontem deste número para o meu celular, mas eu não estava no momento e perdi a ligação. Pesquisando aqui na internet que eu percebi que era um golpe. Até tentei retornar, mas dá erro. Sou de Salvador e não sou aposentada.