Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Irati conta com britador móvel

Irati - A partir desta semana o Parque de Máquinas da Prefeitura de Irati passa a contar com um novo equipamento que irá proporcionar maior agilidade aos serviços de revestimento primário nas estradas do interior e bairros da cidade. Trata-se de um britador móvel, que chegou no último dia 13 e imediatamente foi colocado em serviço.
A nova máquina é capaz de receber o cascalho bruto, retirado das cascalheiras, e triturá-lo, reduzindo-o para um tamanho padrão menor, mais apropriado para aplicar nas estradas, com mais eficiência.

O prefeito Sergio Stoklos, foi pessoalmente acompanhado de vereadores até a cascalheira onde a fase de testes do equipamento teve início. A visita foi fundamental para inteirar-se do funcionamento do britador, e do procedimento que irá produzir revestimento de melhor qualidade e com menos desperdício.

Rio Corrente, Pinho de Baixo e Itapará
O britador está trabalhando inicialmente na região de Pinho de Baixo em uma excelente cascalheira, onde deverá atender a Serra dos Nogueiras, Caratuva 1 e 2, toda a região de Pinho de Baixo, Pinho de Cima e São Miguel, além de parte da área urbana da cidade. Neste local o equipamento vai permanecer por aproximadamente 60 dias. Em seguida, será deslocado para Rio Corrente, onde há outra cascalheira de boa qualidade e fácil acesso, para preparar o material que será usado também em setores da área urbana de Irati, e na região de Rio Preto, Rio Corrente, Pedra Preta, Água Clara e Taquari, permanecendo naquele local de extração por um período aproximado de 30 dias.
Finalmente, o maquinário será levado até a região de Itapará, em uma pedreira nas imediações por um período de 30 dias. O processo atenderá todas as linhas, abrangendo localidades como Água Mineral, Vista Alegre, Faxinal dos Antônios, Faxinal dos Neves, Cadeado Santana e Cadeado Grande entre outras.
Ao retornar de Itapará, a Secretaria de Viação e Serviços Rurais, irá aproveitar o deslocamento dos caminhões e equipes para atender as demandas por cascalhamento nas regiões de Rio do Couro, Gonçalves Junior e arredores da cidade.

Três vezes mais extensão de estradas
A expectativa é de que o britador móvel proporcione melhoria na execução dos serviços de cascalhamento, pois o material mais reduzido deverá permitir maior aproveitamento e melhor distribuição, tendo como resultado estradas de boa qualidade.
Hoje no sistema até então trabalhado há um prejuízo na aplicação do revestimento, pois o Parque de Máquinas não conta com funcionários para quebrar o cascalho, e isto acarreta em material depositado nas margens das estradas, quando deveria ser aproveitado em mais trechos de vias.
Espera-se que o material britado triplique a extensão de cobertura das estradas elevando dos atuais 15 a 20 metros por viagem de cascalho, para 60 metros. Para o prefeito Sergio Stoklos este período entre 90 e 120 dias, será um prazo para avaliação do desempenho do equipamento e experiência com seu uso no dia-a-dia, optando-se por adotar este tipo de prática como rotina em todos os serviços de revestimento primário no município de Irati.

Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Nenhum comentário: