Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Eleições transcorreram dentro da normalidade

Apenas três ocorrências foram registradas em toda a região

Centro Sul – No dia 03 de outubro (domingo) milhares de pessoas de toda a região foram até as seções eleitorais para escolher os nossos futuros governantes. Mesmo com o cancelamento da Lei Seca dentro do estado do Paraná, nenhuma ocorrência foi registrada pela Polícia Militar neste sentido. Ao todo, apenas três ocorrências foram registradas nos municípios de Imbituva, Ipiranga e Rio Azul.
Para o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, capitão Renato dos Santos Taborda, as Eleições transcorreram dentro da normalidade. “Desde a abertura das seções até o seu fechamento, não tivemos nenhum incidente. As ocorrências que houveram não foram ligadas ao pleito eleitoral e podemos dizer que este ano o comportamento dos eleitores foi muito bom. Isso demonstra que nós brasileiros estamos evoluindo na questão cultural e adquirindo uma maturidade realmente cidadã”, afirma o capitão.
Em Imbituva, foi verificada a situação de boca de urna pela Justiça Eleitoral que em seguida acionou a PM e elaborou um Termo Circunstanciado, pelo qual o responsável pelo ato responderá judicialmente. No município de Ipiranga, algumas pessoas estavam identificadas com camisetas nas proximidades de algumas seções, e a pedido da Justiça Eleitoral a PM também confeccionou o Termo Circunstanciado. Já em Rio Azul, um cidadão estava transitando próximo a seções com um veículo caracterizado com bandeiras de um candidato e a Justiça Eleitoral solicitou o encaminhamento para o Termo Circunstanciado.
A PM através de um planejamento prévio, desde o sábado (02) desenvolveu atividades de prevenção, tanto para a segurança das unas, como no policiamento ostensivo para evitar situações envolvendo o processo eleitoral. Além do efetivo normal de trabalho e uma escala extra da 2ª Companhia, deram apoio a Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Militar do Batalhão Escolar. Também colaboraram com a PM, os alunos da Escola de Formação de Sargentos de Curitiba e alguns alunos da Escola de Soldados de Ponta Grossa.
Segundo Taborda, mesmo com a Lei Seca não sendo cobrada no estado, as pessoas foram conscientes. “Nós acompanhamos e fizemos operações preventivas com o bafômetro. Mas, felizmente fizemos vários testes e não detectamos ninguém dirigindo alcoolizado. Nas seções não tivemos nenhum tipo de problema relacionado a não exigência da Lei Seca”, completa o comandante.

Urnas eletrônicas
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira, apenas duas urnas eletrônicas apresentaram problemas e foram trocadas. O motivo foi a falta de energia elétrica nas localidades de Linha Pinho, Pinho de Baixo, Pinho de Cima e Caratuva.
Em Mallet, o chefe do Cartório Eleitoral, Claudionir Viana conta que somente uma urna que apresentou problemas no teclado foi trocada.

TEXTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: