Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia das Crianças: brinquedos que fazem parte da memóri

Centro Sul – No próximo dia 12 de outubro comemoramos o Dia das Crianças. Para os mais crescidinhos, o Jornal Hoje Centro Sul traz uma reportagem com um toque de nostalgia, e para os pequeninhos, a oportunidade de conhecer brinquedos que fizeram parte da infância dos pais e avós.
Feitos de maneira artesanal e a partir da madeira, é assim que o historiados José Maria Gracia Araújo define os brinquedos da sua infância. “Nós tínhamos muita criatividade e fabricávamos os nossos próprios brinquedos, através de um pedaço de madeira a nossa brincadeira estava garantida”, recorda Araújo.

O professor carioca, Alfredo Luiz Pessanha Manhães, é colecionador de brinquedos antigos há cinco anos e realiza exposições com o material adquirido ao longo dos anos. “Tenho um Autorama Estrela de 1976, que curti muito quando era menino junto com meu irmão e amigos. Em 2005 comecei a adquirir alguns carrinhos para correr nele e um dia estava na casa de meus pais, quando achei alguns brinquedos antigos de família guardados, assim, resolvi enriquecer a coleção com eles e outros itens”, conta Manhães.
Segundo o professor, os brinquedos antigos têm uma relação muito forte com seu lar, pois proporcionam momentos de lazer com a família e amigos. Hoje, além de brincar, ele faz restaurações nos brinquedos que adquire.
Sobre as exposições que realiza, Manhães afirma que são momentos ímpares que simulam uma espécie de máquina do tempo. “É muito comum ver os adultos emocionados diante de um brinquedo que fez parte de um momento importante da infância. Já as crianças são fantásticas, e sempre curiosas com relação aos brinquedos que sequer imaginavam que existem”, ressalta.
Para o professor há uma série de diferenças entre os brinquedos antigos e os modernos. Ele cita principalmente, os materiais utilizados na fabricação, o uso de tecnologias digitais, os custos de produção mais baixos e o direcionamento por faixa etária.
Apesar da diferença citada entre o novo e o “velho”, Manhães afirma que este não é o fator mais preocupante atualmente. “Acho preocupante nos dias atuais a forma como muitos pais tratam seus filhos. A educação que deveria ser iniciada no lar mostrando limites, responsabilidades e valores morais verdadeiros estão sendo substituída por outra, onde não há limites, os valores são invertidos, o individualismo e o materialismo imperam e as vontades das crianças são atendidas sem nenhuma medida. Fico imaginando que tipo de adulto resultará desse processo míope e equivocado de enxergar a vida”, frisa o professor.
Quem quiser conferir a coleção de Manhães basta acessar o blog: http://meusbrinquedosantigos.blogspot.com/. Em Irati, a Casa da Cultura tem alguns objetos que já foram utilizados em exposições e que podem ser visualizados.

TEXTO: MARINA LUKAVY
FOTO: M. L.

Nenhum comentário: