Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pianista Arthur Moreira Lima em Irati dia 13 de novembr

Irati - Irati será uma das poucas cidades do Paraná a receber, no mês de novembro, o pianista clássico Arthur Moreira Lima, dentro do seu projeto particular intitulado “Um Piano Pela Estrada”, que mescla o popular e o erudito, e tem sido levado gratuitamente aos mais distantes cantos do país.
A Secretaria Municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos está acertando os detalhes da vinda do artista, que coloca o município em um patamar privilegiado, dada a reconhecida importância do músico nos cenários nacional e internacional.

A estrutura de som e palco já vem pronta em um caminhão-teatro integrado ao projeto do pianista e que pode ser montada em espaço de tempo reduzido. A prefeitura encarrega-se do apoio técnico, padrão de energia, definição da área e acomodações para o público, e hospedagem de toda a equipe.
Em Irati, se o tempo estiver estável, o espetáculo deverá acontecer ao ar livre, às 20h, na Rua Benjamin Constant, próximo à Praça Edgard Andrade Gomes, respeitando a premissa do projeto que é democratizar a cultura e facilitar o acesso da população. Maiores informações pelos telefones (42) 9134 8559, 3907 3157 e 3907 3158.

Música clássica e clássicos da MPB
No concerto do dia 13 em Irati, que terá cerca de 90 minutos de duração, o pianista deverá seguir a linha de programação que tem formulado em suas últimas apresentações, onde mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos, ao lado de composições de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Luiz Gonzaga.
O programa poderá talvez ser acrescido com obras do argentino Astor Piazzolla, de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição do bandoneom para o piano, e que resultou recentemente em um novo disco.
O secretário da pasta de cultura, Rafael Ruteski comemora, entusiasmado, a conquista da inclusão de Irati ao projeto do músico. “Assim que surgiu a possibilidade, abraçamos a idéia e, em contato com a produção do concerto, nos inteiramos dos detalhes necessários para garantir a vinda desta apresentação tão importante. Nos próximos dias deverão chegar os cartazes e materiais de divulgação, mas já estamos repassando a notícia”, complementa.

Início
Num feito inédito na música clássica no Brasil, o pianista Arthur Moreira Lima criou seu caminhão-teatro como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. Adaptado a um caminhão Scania, o baú carroceria se transforma em palco, em apenas uma hora, com 45 m² de área de cena.
O caminhão-teatro iniciou suas apresentações em maio de 2002 e já foi objeto de reportagens nas revistas Trip, Isto É e CARAS, em jornais como Jornal da Tarde (SP), Gazeta Mercantil, O Estado de Minas e Diário Catarinense, e em programas de televisão como o Programa de Jô e Fantástico, ambos da Rede Globo, entre outras mídias.
“No momento em que, dentro de um mundo globalizado, tentamos fortalecer nossa identidade, imprescindível para a dignidade de uma nação, o projeto Um Piano pela Estrada leva música, universal e brasileira, a uma população que dificilmente teria acesso a esse tipo de manifestação”, esclarece a justificativa do projeto do pianista que tem página na internet, com todos os detalhes em www.arthurmoreiralima.com.br .

Internacional
Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo. Entre as orquestras famosas com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres e National da França.
A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista européia LA SUISSE chamou Moreira Lima de "O Pelé do Piano" e recentemente a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin "o mais importante registro pianístico do ano".

“Um Sorriso Pela Estrada”
O evento musical em Irati engloba também o projeto paralelo "Um Sorriso Pela Estrada", desenvolvido pelas odontólogas Margareth e Grasiela Garrett, em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia e apoio do Ministério da Saúde.
Em cada cidade, elas visitam uma escola da rede pública e executam um programa educativo de prevenção em saúde geral e ênfase na saúde bucal com palestras sobre higiene e aplicação de flúor, sob a direção das dentistas.
Em Irati, o local escolhido para a atividade foi o auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), para onde poderão ser deslocadas crianças de várias escolas municipais, potencializando a iniciativa. O espaço servirá para sediar as ações práticas com distribuição de kits de higienização e escovação supervisionada nos "escovódromos", que são pias portáteis disponibilizadas às crianças. As atividades serão desenvolvidas no mesmo dia do concerto, 13 de novembro, às 15h.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Nenhum comentário: