Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Servidores estaduais participam de encontro em Irati

O objetivo do encontro foi refletir acerca da importância da atualização do conhecimento

Centro-Sul - O II Encontro Paranaense de Servidores Públicos Estaduais, circuito de capacitação e integração profissional promovido pela Escola de Governo/Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), aconteceu na sexta-feira (23) no Auditório Denise Stoklos, do campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Irati.
O Encontro foi realizado com a finalidade de refletir sobre a educação e aprendizagem contínua dos servidores. Estiveram presentes, a secretária de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Maria Marta Lunardon, chefes regionais das secretarias de Estado, bem como servidores de toda a região. A região de Irati conta com 1200 servidores, metade deles ligados à educação.
O chefe regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), Robson Miguel Camargo, falou em nome dos servidores estaduais. “Vivemos um momento significativo de construção, esta é uma oportunidade para o aprimoramento de todos os servidores. A presença de todos aqui é embutida de um valor técnico e humano”, afirma Camargo.
Já Maria Marta destacou a necessidade da capacitação continuada e explicou como funciona a Escola de Governo. “Esta série de encontros tem a proposta de, como a própria palavra já diz, se encontrar para que nós possamos conversar e aprender. Sobre a Escola de Governo quero destacar que uma coisa é a reunião onde é feita a prestação de contas por parte do governo. Outra é a Escola de Governo como instituição, que nasceu para dar a capacitação continuada, aproveitando as peculiaridades e as qualidades das nossas faculdades e universidades e dos diversos centros de educação que dão aos servidores públicos qualificação nas suas áreas específicas”, explica a secretária.
As ações de capacitação sempre são relacionadas com as políticas públicas, contribuindo assim para que todos os servidores públicos estaduais possam trabalhar melhor. Dentro da Escola de Governo existem cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, e também cursos técnicos de curta duração. “Essa é a proposta de como fazer capacitação permanente dentro de um organismo tão vivo como um Estado. Para que nós nos sintamos parte disso e façamos parte desse corpo que precisa dar respostas à sociedade num devido tempo”, conclui Maria Marta.
Foram ministradas duas palestras no Encontro: “Política de Educação Continuada e Sistema Integrado de Capacitação do Estado do Paraná” e, “Servidor Público e Educação Continuada: desafios, avanços e possibilidades”.

TEXTO: MARINA LUKAVY.

Nenhum comentário: