Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Notas políticas

Da água para o vinho
O vereador que chegou a ser chamado de oposição no final de 2009, devido aos questionamentos ao Executivo Municipal, agora é líder do governo na Câmara Municipal. Através do Ofício 63/2010, o prefeito Sergio Stoklos indica Marcelo Rodrigues (PP) como seu representante dentro da Câmara. Chamado de “líder do prefeito” pelos outros vereadores, Rodrigues tem a missão de aproximar a prefeitura da Câmara. Nota-se que o tom de revolta do vereador tem se amenizado nos últimos tempos.

Laroca volta
A Sessão de segunda-feira (05) foi a última para o vereador suplente Raimundo Gnatkowski (PDT). De acordo com o diretor geral e advogado da Câmara Municipal de Irati, Gustavo Sismeiro, o vereador Ailton Laroca (PDT) retorna ao cargo já na próxima Sessão.

Vai à Tribuna
Diorgenes Ditrich terá que comparecer à Câmara Municipal de Irati para prestar esclarecimentos sobre as obras que estão paralisadas no município. Segundo Sidnei Jorge (PSDB), este é um problema crônico em Irati, mas a culpa não é da prefeitura, e sim, das empreiteiras que ganham as licitações e acabam não cumprindo o contrato.

Transformação
A implantação das vias binárias em Irati tem causado dúvidas até nos vereadores, que sugeriram que a princípio os motoristas não sejam multados e sim orientados pela PM em relação às mudanças. Também sugeriram a distribuição intensa de folhetos explicativos. Num discurso de conciliação, Sidnei Jorge, disse que Irati está passando por um grande processo de transformação em diversos setores, não só no trânsito. Para ele, isso agrada uns e desagrada outros, mas a mudança é necessária pois com o crescimento da população, crescem também os problemas.

Agora vai!
Roberto Thomaz está respondendo pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Irati. Engenheiro florestal formado pela UFPR, Thomaz iniciou atividades profissionais na Sopareli – reflorestadora da Cia de Fósforos Irati, hoje Fobrás. Em 1974 constituiu a Dendrosul Empreendimentos Florestais, mesmo ano em que passou a ser sócio da Indústria Santos Aleixo. Foi professor do Colégio Florestal Presidente Costa e Silva. Também atuou como secretário municipal de Finanças na gestão 1993-1996 e como secretário de Viação e Serviços Urbanos na gestão 2005-2008. Vale lembrar que Rozenilda Romaniw Bárbara continua a frente da Secretaria de Viação e Serviços Rurais, que foi criada em 2009.

Visita frequente por aqui
É sabido de todos que este ano vai chover político para todo lado, mas somente nesta última semana o pré-candidato a deputado federal Sandro Alex (PPS) esteve no município em duas oportunidades. A primeira foi na posse da OAB, juntamente com seu irmão, o deputado estadual Marcelo Rangel (PPS). E a última “aparição’ foi na Sessão da Câmara desta segunda.

Incentivo ao biodiesel no PR
Foi sancionada no último dia 30 a lei proposta pela deputada estadual Cida Borghetti (PP) que incentiva a produção de biodiesel no Paraná, com desoneração de impostos estaduais. A lei beneficia agricultores e empreendedores que plantarem oleaginosas ou instalarem usinas para produção de biodiesel.
Falando nisso, algum sinal da maior indústria integrada de biodiesel do mundo, que seria implantada em Irati? indústria integrada de biodiesel do mundo, que seria implantada em Irati?

Emplacamento de tratores
Resolução do Contran que obrigava licenciamento de máquina agrícola será reavaliada, após audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, o governo federal suspendeu a norma. Para o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM), membro da comissão, a resolução causava preocupação no meio rural, pois poderia prejudicar os agricultores em razão dos custos. Os produtores precisariam ter carteira de motorista na modalidade “C”, além de pagar licenciamento da máquina, mesmo que ela só trafegasse dentro da propriedade.
FONTE: ASSESSORIA SCIARRA.

Instrutores e maus motoristas
Foi aprovada semana passada, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, proposta que cria um cadastro nacional de infrações, crimes e acidentes de trânsito, com a indicação dos condutores e das autoescolas em que foram treinados, dos nomes dos seus instrutores e dos seus examinadores. O texto é um substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao PL 2788/08, do deputado federal Ratinho Júnior (PSC). Segundo o que foi aprovado, os instrutores e examinadores poderão ser punidos por infrações cometidas pelos condutores que treinaram ou aprovaram.

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA.

Nenhum comentário: