Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Linhaça é fonte de fibras e auxilia no emagrecimento


Além disso, possui Ômega 3 e Ômega 6, nutrientes geralmente encontrados em peixes de água fria

Nos últimos anos, a linhaça tem conquistado cada vez mais lugar na mesa das pessoas que desejam emagrecer e também daquelas que têm hábitos alimentares saudáveis. Além da sua rica quantidade de fibras, que auxiliam no emagrecimento, a linhaça possui Ômega 3 e Ômega 6, nutrientes geralmente encontrados em peixes de água fria e que, por isso, as pessoas não possuem o hábito de consumir.
A nutricionista Katrynne Vilczek, explica que há dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. “A linhaça dourada é produzida em climas mais frios, já a marrom é produzida aqui no Brasil. As principais diferenças entre as duas se remetem ao preço e à digestão. O preço da dourada é mais alto porque ela é importada, produzida principalmente no Canadá. A casca dela é mais delicada e mais fácil para o organismo digerir, a marrom tem a casca mais resistente”, afirma Katrynne. Vale ressaltar que, em relação aos nutrientes, os dois tipos de linhaça são praticamente iguais, sendo assim, as diferenças se baseiam somente no preço e no processo de digestão.
A dose diária de linhaça recomendada para adultos é de, no máximo, duas colheres de sopa, para crianças, uma colher de sopa. “O consumo não deve ultrapassar esta medida porque, apesar de a linhaça ser um alimento saudável, ela não é de baixa caloria. Então se a pessoa consumir muito, ingere muitas calorias”, recomenda Katrynne.
Não existe nenhuma contraindicação ao uso da semente, apenas pessoas que já possuem algum problema de intestino como diarreia, se consumirem a linhaça podem piorar este quadro devido a sua grande quantidade de fibras.
A casca da linhaça marrom é bem firme, então, se o grão for consumido inteiro, ele vai acabar passando pelo sistema digestivo e vai sair pelas fezes da mesma maneira. “O indicado é que se triture ela para que sejam usufruídos todos os benefícios, pois a casca pode prejudicar a absorção dos nutrientes. O ideal é que a linhaça seja colocada no forno em fogo médio durante 15 minutos e depois triturada para que seja consumido o pó (ou farinha). Consumindo desta maneira, serão absorvidos todos os nutrientes”, orienta a nutricionista. A sugestão é que a linhaça seja adicionada ao iogurte, com outros cereais, e até mesmo, em cima da comida, durante as refeições.
O Ômega 3 e Ômega 6 são gorduras boas e geralmente não consumidas em quantidade ideal. Isso porque estes nutrientes geralmente são encontrados em peixes de água fria como o salmão, e como as pessoas não consumem regularmente estes alimentos, ficam com os níveis um pouco deficientes. “Se você consumir a linhaça estará repondo as reservas de nutrientes que precisa. O Ômega 3 e Ômega 6 são excelentes para a saúde cardiovascular, prevenindo, por exemplo, infartos e derrames”, completa a nutricionista.
Para quem quer emagrecer, ela é indicada pela sensação de saciedade que a quantidade de fibras que a linhaça possui ocasiona. Ela não tira completamente a fome, mas diminui o apetite. “A fibra dá uma sensação de saciedade, por exemplo, se você consumir a linhaça no lanche das 10h, na hora do almoço estará com menos fome do que normalmente estaria. Ela não deve ser consumida durante a noite, pois como um dos principais objetivos é saciar a fome, a noite isto não vai ter efeito”, esclarece Katrynne.
Além da semente de linhaça, há disponível no mercado o óleo de linhaça, de acordo com a nutricionista, o óleo é muito calórico e também não apresenta as fibras. Já os nutrientes como o Ômega 3 e Ômega 6 continuam no óleo, mas, pela ausência das fibras, ele não causa a sensação de saciedade. Quem quer emagrecer não deve consumir a linhaça através do óleo, o ideal é a farinha por meio obtida através da semente.

TEXTO: MARINA LUKAVY, DA REDAÇÃO.

Nenhum comentário: