Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Escolas municipais incentivam o acesso à informática

Irati – Os alunos das escolas municipais de Irati cada vez mais estão tendo acesso à informática. Das 31 escolas que integram a rede municipal de ensino, 12 já possuem laboratórios de informática. São quatro escolas na área rural – em Gonçalves Júnior, Rio do Couro, Pirapó e Água Clara – e oito escolas na área urbana – Antonina Fillus Panka, Camacuã Eduardo Laars, Francisco Stroparo, Irmã Helena Olek, Caic João Paulo II, Olaria Filipaki, Padre Wenceslau e Lagoa.
A secretária municipal de Educação, Zenilda Stroparo, conta que aconteceu adaptação de espaços para a instalação dos laboratórios, com a execução de reformas e até mesmo a construção de uma sala específica para as aulas de informática na escola Olaria Filipaki. Além do investimento em infraestrutura, houve contratação de profissionais. “Cada escola tem um instrutor para ministrar as aulas e os conteúdos são reforçados pelas atividades desenvolvidas no computador, que seguem uma programação pedagógica”, diz.
Alguns dos computadores e equipamentos dos laboratórios foram adquiridos através do Programa Nacional de Informática na Educação, Proinfo, e outros foram doados pelo Rotary Club. Segundo a secretária de Educação, até 2012, através do Proinfo, deverão ser implantados laboratórios de informática em todas as escolas municipais.

Educação infantil
Na escola, o primeiro contato das crianças com a tecnologia de informática ocorre na Educação Infantil. Crianças de 05 a 06 anos têm atividades em computadores, utilizando o Sistema Microkids, da Unibrasil.
Trata-se de um programa de computador que propõe jogos e atividades que estimulam o reconhecimento do equipamento e auxiliam a assimilação de conteúdos trabalhados em sala de aula. A proposta do uso do computador relaciona-se diretamente com o livro didático, adquirido pela Prefeitura Municipal para todas as séries da Educação Infantil, que não recebem livros do governo federal.
E, para auxiliar os professores a desenvolverem as atividades previstas no material didático houve, nos dias 26 e 27, capacitação voltada aos educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O treinamento para estimular o acesso das crianças à informática foi ministrado pela professora Maria Aparecida da Costa, que ressalta os benefícios do uso do computador. “Nesta etapa de desenvolvimento, os professores trabalham questões como coordenação motora, lateralidade, coordenação espacial e o computador contribui para isto”, afirma.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE IRATI.

Nenhum comentário: