Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Órgão de atenção à saúde do trabalhador é inaugurado em Irati


O Cerest Macro Campos Gerais atenderá a quatro regionais de saúde

Centro Sul – Na última quinta-feira (25) foi oficializada a instalação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) na sede da 4ª Regional de Saúde em Irati. Além da 4ª Regional, o Cerest Macro Campos Gerais abrange a 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, a 6ª Regional de Saúde de União Vitória e a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba.
Além do secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, (até esta quarta-feira 31, pois a partir do dia 1º de abril deixará o cargo em busca de um lugar na Assembleia Legislativa do Paraná), estiveram presentes o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, José Lúcio dos Santos; o diretor da 4ª Regional, Dr. Richard Medeiros e representantes das demais regionais que compõem o Cerest Macro Campos Gerais.
Para o Dr. Richard Medeiros, o Cerest vai contribuir para a prevenção de acidentes no trabalho. “Nós não queremos punir as empresas e sim orientar para que todos os trabalhadores possam ter condições seguras enquanto desempenham suas tarefas”, afirma o diretor da 4ª Regional.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, o Cerest é uma nova etapa dentro do setor de vigilância, porque vem articular a ela todas as outras áreas em que atua. “O Cerest é uma política de atenção à saúde do trabalhador que vem a encontro dos anseios e necessidades de cada um deles no seu trabalho”, acrescenta o superintendente.
Já o secretário de Saúde, Gilberto Martin, aproveitou a oportunidade para se despedir de todos enquanto secretário e agradecer ao trabalho que as regionais desempenharam. Sobre o Cerest, Martin citou o fato de que todos estão submetidos a ter agravos na saúde devido ao trabalho, porém algumas áreas oferecem um maior risco em relação a outras.
“A saúde do trabalhador também é interesse do empresário. Esta é uma discussão que interessa a todos para que possamos definir quais os principais problemas de cada setor, e assim conseguir solucioná-los. A partir disso, poderemos organizar um processo de trabalho para a saúde do trabalhador dentro dos nossos setores. Então, o Cerest vem fortalecer dentro da estrutura do SUS a discussão em torno deste assunto”, enfatiza Martin.

O que é o Cerest?
Em todo o Paraná existem hoje quatro Cerest’s. Segundo informações da 4ª Regional de Saúde, dentre os objetivos do Cerest são compreendidos a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores expostos a riscos nos ambientes de trabalho e que devem ser desenvolvidas de forma descentralizadas e hierarquizadas em todos os níveis de atenção (atenção básica, média e alta complexidade).
Também, cabe ao Cerest:
- Organizar a atenção à saúde do trabalhador na rede de serviços da saúde dos municípios;
- Propor atos normativos para ações de vigilância em saúde do trabalhador em sua área de competência;
- Articular áreas da superintendência da vigilância em saúde afins, para o desenvolvimento das ações de prevenção e controle dos danos e riscos à saúde do trabalhador;
- Acompanhar, avaliar, fiscalizar as condições de ambientes e processos de trabalho, em articulação com as demais instâncias regionais e municipais;
- Investigar as doenças e acidentes de trabalho graves e fatais em articulação com os municípios da regional, visando a prevenção e controle;
- Sistematizar e analisar as informações em saúde do trabalhador para proposição de políticas e otimização do processo de trabalho.

TEXTO: MARINA LUKAVY.
FOTO: SCHEYLA HORST.

Nenhum comentário: