Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Irati institui piso nacional para os professores

Irati - A Secretaria Municipal de Educação de Irati implantou o piso nacional de R$ 1024,67 para os professores que atuam na educação infantil e se dedicam 40 horas à atividade. A secretária municipal de Educação, Zenilda Stroparo, fala que Irati é um dos primeiros municípios a instituir este piso, que ampliará os rendimentos de 83 professores da rede municipal de ensino.
Ao considerar o piso nacional e os benefícios previstos pela tabela de vencimentos do Plano de Carreira dos Professores Municipais, muitos dos salários já superam o valor previsto pela Lei Federal. Sobretudo, considerando que a maioria dos 488 professores municipais de Irati é contratada para 20 horas de trabalho e já possui vencimentos superiores à metade do piso nacional.
Mesmo assim, ao considerar este piso foram necessárias correções nos salários de 17% dos profissionais. “Tivemos que fazer um ajuste financeiro para conseguir pagar”, afirma Zenilda. Segundo ela, será preciso investir cerca de R$ 270 mil a mais por ano na folha de pagamento da educação.
Outro aspecto é que neste final de março, os 83 professores incluídos no piso salarial nacional receberão da Prefeitura Municipal de Irati também a parcela retroativa aos meses de janeiro e fevereiro.
Segundo o prefeito Sergio Stoklos, ao instituir o piso nacional, a administração está “fazendo a valorização dos professores através de melhorias salariais”. Na opinião dele, os profissionais do setor educacional precisam ser bem remunerados, pois prestam serviços relevantes ao município. “O trabalho desenvolvido pelos professores da educação infantil tem sido exemplo de qualidade”, afirma Stoklos.
O prefeito comenta que, em breve, o piso salarial para outras categorias deverá ser anunciado.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE IRATI.

Nenhum comentário: