Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ações específicas marcarão o “Dia Mundial da Voz”

Fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas do mundo inteiro elegeram 16 de abril para alertar e esclarecer à população sobre a importância dos cuidados vocais

Centro Sul - O Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus de Irati, promoverá, no dia 16 de abril, orientações à população sobre a importância de identificar problemas com a voz e quais os cuidados para manter uma voz saudável. A iniciativa é motivada pelo Dia Mundial da Voz (16 de abril) e promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), com apoio, aqui no Paraná, do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 3ª Região/PR, do Sindicato de Fonoau-diologia, prefeituras, universidades públicas e privadas e de empresas.
Em Irati, na quarta-feira (14) haverá ação de orientações sobre saúde vocal nos colégios públicos de ensino fundamental e médio e em 16 de abril para a população em geral, na rua XV de Novembro, em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal, das 9 às 16h. Além de orientações, serão disponibilizadas triagens vocais à população, com a finalidade de detectar precocemente quaisquer alterações de voz que necessitem de avaliação especializada. A ação contará com a presença de pro-fessores e alunos do curso de Fonoaudio-logia da Unicentro.
Dados
De acordo com informações da SBFa, estima-se que 5 a 8% da população tenham alguma dificuldade vocal que possa atrapalhar a comunicação. Os sintomas que alertam que a saúde vocal pode estar comprometida são: cansaço ao falar, perda da voz no meio de frases, falta de ar enquanto fala, dificuldade ao engolir, pigarro constante, rouquidão e dor ou ardência na garganta.
A SBFa afirma, ainda, que uma alteração vocal compromete a qualidade de vida de um indivíduo no trabalho, no lazer e na sua comunicação de uma forma geral, podendo acarretar importante impacto social, econômico, profissional e pessoal. Desta forma, o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas de alterações de voz e a procura por atendimento com médico otorrino-laringologista ou fonoaudiólogo, previnem o surgimento de doenças graves.
É necessário lembrar que o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em incidência de câncer de laringe, em geral decorrente do uso do cigarro e bebidas alcoólicas. Um mal que tem cura quando diagnosticado em fase inicial, alerta o órgão.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO UNICENTRO

Nenhum comentário: