Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

Prefeitura e Defesa Civil realizaram no ano passado diagnóstico sobre o Rio das Antas

Irati - Em 01 de outubro de 2009 o prefeito Sergio Stoklos presidiu reunião da Coordenadoria de Defesa Civil do Município de Irati, para definição de medidas para evitar problemas na cidade e interior, em função do excesso de chuvas que tem sido registrado em todo Brasil. Naquela ocasião, a equipe técnica da prefeitura e Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Tenente Elcio José de Meira, decidiram que todas as iniciativas de prevenção deveriam ser antecipadas ao máximo. E, para averiguar a questão na prática, técnicos, integrantes do Corpo de Bombeiros e o prefeito percorreram de barco cerca de 5 quilômetros do Rio das Antas, vistoriando a situação do leito e das margens do rio.
Em pouco mais de duas horas e meia a equipe identificou problemas ocasionados pela não destinação correta do lixo doméstico. Também concluiu que não havia necessidade de dragagem, o que poderia desestabilizar as margens. O mais importante, segundo a análise feita, seria a limpeza manual em alguns trechos, principalmente a retirada de árvores caídas sobre o leito, e a remoção de lixo, gravetos e outros objetos nas margens e proximidades.
Depois desta avaliação, o Município criou, em parceria com a Sanepar, o projeto de proteção, recuperação e conservação do Rio das Antas e seus afluentes. Lançado pela Secretaria de Meio Ambiente em março de 2010, por ocasião do Dia Mundial da Água, este projeto visa reduzir os impactos decorrentes da interferência humana para a degradação do Rio das Antas e demais rios e córregos existentes no quadro urbano de Irati.
O trabalho, já em andamento, inclui ações como remoção de materiais estranhos dentro do leito e margens dos rios, redução de entulhos nas propriedades ribeirinhas, desobstrução de bocas de lobo nas imediações dos rios e córregos, orientação para que os resíduos sólidos tenham destino correto e recuperação de nascentes através do plantio de árvores nativas. Ainda, orientações para a população quanto à proteção da mata ciliar, colocação de espécies vegetais em pontos detectados das margens e proteção de fontes para famílias que residem no entorno da cidade e que utilizam esta água para consumo.
Estas ações atingirão todos os rios e arroios da área urbana, que, juntos, chegam a uma extensão de 60 km. Serão atendidos o Arroio da Lagoa, o Rio Bonito, o Arroio do Meio, o Arroio dos Perreiras, o Riozinho, o Arroio São Francisco, dentre outros.

Texto: Ass. de Comunicação da Pref. de Irati

Nenhum comentário: