Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aveia age no controle do colesterol

A betaglucana, uma fibra encontrada na aveia, é a principal responsável por esse efeito

Centro-Sul - A aveia é um excelente alimento e foi um dos primeiros a ter suas propriedades funcionais conhecidas e difundidas. Esse grão é rico em fibras, como a betaglucana, vitamina E e do complexo B, minerais como ferro, magnésio, fósforo, zinco, silício, além de também ser fonte de proteínas.
A nutricionista Katrynne Vilczek conta que um dos benefícios mais conhecidos da aveia é o de ajudar no controle do LDL, o mau colesterol. “A betaglucana, uma fibra encontrada na aveia é a principal responsável por esse efeito. Ao chegar ao intestino, ela se transforma numa espécie de gel que carrega com ele o colesterol, eliminando-o nas fezes e diminuindo a sua absorção”, afirma a nutricionista.
Além disso, as fibras presentes na aveia aumentam o bolo fecal, facilitando a sua eliminação pelo intestino, e prevenindo que as toxinas presentes naturalmente nas fezes fiquem muito tempo em contato com o órgão e acabem por prejudicá-lo. “Na aveia também encontramos substâncias antioxidantes como a vitamina E e o Zinco, que tem a propriedade de eliminar os radicais livres da corrente sanguínea e evitar o envelhecimento precoce”, completa Katrynne.
A aveia também auxilia a manter os níveis de açúcar no sangue adequados. As fibras presentes nesse grão fazem com que a glicose seja absorvida mais lentamente, e por isso permite que a insulina (hormônio responsável pela entrada da glicose nas células) aja de maneira mais adequada, prevenindo assim o desenvolvimento de um quadro de Diabetes do tipo 2.
A recomendação para adultos é que ingiram três colheres de sopa ou meia xícara de chá de aveia por dia. Já para crianças, deve-se levar em conta como está o funcionamento do intestino. “Para aquelas que têm o intestino solto, aumentar o consumo de fibras pode piorar o quadro. Já para os pequenos que são constipados, a aveia é um ótimo aliado para regularizar o trânsito intestinal. Deve-se começar com uma quantidade pequena e ir aumentado gradativamente até encontrar a quantidade ideal, isso porque cada organismo é diferente e respondem de maneiras diferentes também. Além disso, não dá pra esquecer da água, fundamental para que a aveia possa agir de maneira adequada”, ressalta a nutricionista. Não existe um horário ideal para o consumo da aveia, mas se consumida pela manhã irá causar um efeito de saciedade ao longo do dia
Vale lembrar que por conter glúten, a aveia (assim como o trigo, o centeio, e a cevada) não deve ser consumida por portadores de doença celíaca (pessoas que sofrem de intolerância ao glúten).
Hoje encontramos aveia em diferentes formas, de acordo com a nutricionista os flocos, independentemente da espessura, são grãos prensados integralmente, e esse processo conserva os principais nutrientes. “Existe também o farelo que é proveniente da camada mais externa do grão e por isso apresenta maior concentração de betaglucana. Essa forma deve ser a preferida por aqueles que desejam combater o mau colesterol. Já a farinha é obtida das camadas mais internas do grão e por isso perde grande parte das fibras”, explica Katrynne.
A nutricionista complementa dizendo que a aveia combina bem com muitos alimentos, podendo ser polvilhada sobre frutas, no iogurte, junto com vitaminas e no leite. “Ela pode dar o toque final a saladas, ser utilizada na preparação de pães, bolos, biscoitos e até mesmo ser polvilhada no prato durante o almoço”, conclui Katrynne.

TEXTO: MARINA LUKAVY.

Nenhum comentário: