Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vários tipos de serviço ocorrem no interior em parceria com a população

Irati - Para atender as necessidades das comunidades rurais quanto à manutenção e melhorias de estradas, a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Rurais realizou diversos tipos de trabalho no último mês. Ao todo, foram 22 dias de sol em julho, quando houve limpeza das margens das vias, patrolamento, cascalhamento, aplicação de pedra brita, reforma e construção de pontes, aplainamentos e melhorias no aterro sanitário. Também ocorreram reuniões com moradores de certas comunidades para definição de serviços prioritários.

No início do mês aconteceu um mutirão de limpeza envolvendo funcionários públicos e produtores rurais das localidades de Serra dos Nogueiras, Papuã e Serra do Papuã. Segundo a secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, Rozenilda Romaniw Bárbara houve retirada de parte da vegetação das margens da estrada que, em períodos chuvosos favorecia a concentração de umidade e, com o trânsito de veículos, danificava a estrada. Rozenilda conta que após esta limpeza, as estradas foram alargadas, receberam preparação para o cascalhamento e o próprio cascalhamento está sendo feito numa extensão de 25 km.
Outras estradas gerais que receberam patrolamento, cascalhamento e britagem de alguns de seus trechos foram a de Itapará a Irati e a de Governador Ribas ao Frigorífico Thoms. Tiveram patrolamento e cascalhamento a via de Barra Mansa que vai da estrada de Itapará à BR 277; e a estrada de Campina de Guamirim até a Fazenda Gomes.
Houve patrolamento nas estradas gerais de Faxinal do Rio do Couro, Pinho de Baixo. O mesmo serviço foi feito em estradas gerais e de roça em Cerro do Canhadão e Linha B de Gonçalves Júnior. Ainda em estradas secundárias ou de roça, foram desenvolvidos trabalhos para permitir que os agricultores retirem sua produção em Pinho de Baixo, Pinho de Cima, Rio do Couro, Faxinal dos Mellos, Faxinal do Rio do Couro, Pinheiro Machado, Cadeado Santana e Cadeadinho.
Para corrigir pontos que necessitavam de manutenção em vias rurais foram feitos retoques de cascalho. Este tipo de serviço ocorreu em São Miguel, Pinho de Cima, Empossados, Arroio Grande e Rio da Prata. Também houve retoques com pedra-brita em Coxinhos e Cadeado Grande.
Outra frente de trabalho atendeu o aterro sanitário do Município. Foram feitos patrolamento, cascalhamento e execução de drenos na via de acesso a este local que, diariamente, recebe todo o lixo não reciclável produzido pelos iratienses.

Aplainamentos
Para atender os produtores que pretendem expandir suas atividades, a Secretaria de Viação e Serviços Rurais desenvolve serviços programados de aplainamento. Neste ano, os pedidos de aplainamentos foram registrados pela secretaria no mês de abril e efetuados nos últimos meses, restando cerca de 30 aplainamentos para concluir os serviços programados. Segundo Rozenilda, novos pedidos de serviço deste tipo poderão ser feitos em 2011, pois nos próximos meses, a prioridade será o atendimento a necessidades coletivas, por região, conforme definido em reuniões com moradores da área rural.
Em julho foram feitos aplainamentos em Faxinal dos Antônios, Água Clara, Pirapó, Gonçalves Júnior, Caratuva, Linha B, Campina de Gonçalves Júnior, Cadeado Grande, Cadeado Santana, Rio da Prata, Vista Alegre, Cachoeira de Cadeadinho, Pinheiro Machado, Itapará, Faxinal dos Mellos, Linha B de Itapará, Cerro do Canhadão, Linha E, Campina Branca e Linha Iratizinho.

Pontes e Bueiros
Equipes de funcionários públicos trabalharam na execução de bueiros em Linha B de Gonçalves Júnior, Vista Alegre, Estrada Gralha Azul, Coxinhos, Valeiros e Taquari.
Houve reformas em uma ponte em Valeiros e em um pontilhão (que é uma ponte mais estreita) em Cachoeira do Cadeadinho. Em Coxinhos, equipes trabalham na construção da cabeceira de uma ponte em concreto.

Serviços definidos junto com a população
De forma democrática, o atendimento regionalizado que a Secretaria de Viação e Serviços Rurais executa está sendo planejado junto com os agricultores. Após reuniões, moradores e funcionários públicos percorrem as estradas para fazer uma vistoria, levantar as necessidades e definir os serviços que serão desenvolvidos. Tal atividade já ocorreu na região do Pinho de Baixo e a programação é de que os serviços definidos sejam feitos no mês de outubro. Na região de Taquari, Água Clara e Cerro do Leão também já houve reunião e a vistoria está em andamento, devendo ser concluída assim que cessarem as chuvas.

TEXTO: ASS. DE COM. DA PREFEITURA DE IRATI

Nenhum comentário: