Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Empate em Pelotas classifica Iraty para a próxima fase

Gol de Renê a dez minutos do fim do jogo garante empate em 2 a 2

Irati - Ao entrarem em campo no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas, na tarde de domingo (22), tanto o time da casa como o Iraty sabiam da importância do jogo válido pela última rodada da primeira fase da Série D do Brasileirão. Como o Metropolitano já havia conquistado uma das vagas disponíveis à próxima fase, restava apenas a disputa da segunda posição do Grupo 10, entre Pelotas e Iraty. Jogando com a vantagem do empate, o time iratiense soube suportar a pressão dos donos da casa e mesmo sofrendo a virada no segundo tempo, teve forças para conseguir o resultado que garantiu ao Azulão à classificação a segun-da fase da competição, onde a equipe terá como adversário o Joinville/SC, clube que terminou na liderança da chave 9, com 11 pontos ganhos.

Precisando da vitória para conseguir a classificação, o Pelo-tas começou tomando a iniciativa e pressionando o Iraty. Aos 3 minutos, Sandro Sotilli fez boa jogada individual e cruzou para a área, mas Tiago Duarte finalizou de cabeça sobre o gol de Valter.
Apesar do susto inicial, o Azulão segurou o ímpeto dos donos da casa, não dando espaço à equipe pelotense que teve dificuldades para criar oportunidades de gol. Se mostrando forte em seu sistema defensivo, o time iratiense aos poucos foi se soltando em campo e com isso, começou a assustar o Pelotas.
O jogo foi equilibrado em Pelotas, e aos 25, Cristiano desperdi-çou boa oportunidade de gol, ao chutar em cima da barreira uma cobrança de falta da entrada da área. Quatro minutos depois, Eydison recebeu de William Dagol e livre cara a cara com Oliveira finalizou para fora, perdendo boa chance de abrir o marcador. Pouco depois, aos 36 foi à vez dos donos da casa assustarem o goleiro Valter. Depois de lançamento longo para a área, o goleiro iratiense em saída arrojada abafou a finalização de Jardel.
No final do primeiro tempo, o Pelotas pressionou, principalmente em jogadas de bola parada e escanteios que apesar de levarem perigo foram bem aliviados pela defesa do Iraty. Com isso, apesar da movimentação de ambas as equi-pes o placar da etapa inicial permaneceu mesmo em 0 a 0.
Iraty sofre a virada, mas encontra forças para buscar o empate
Na volta para o segundo tempo, os gaúchos voltaram com uma alteração. Alan substituiu Cristiano. Já Gilberto Pereira, não fez nenhu-ma alteração em sua equipe. Necessitando do resultado positivo, o Pelotas sofreu um duro golpe logo a um minuto da segunda etapa. Eydison recebeu invadiu a grande área e bateu forte cruzado na saída de Oliveira, abrindo o placar.
Depois de sofrer o gol, os donos da casa se lançaram ao campo de ataque, pois apenas a virada daria à vaga a próxima fase ao time pelotense. Aos 19, Sandro Costa foi quem teve a oportunidade do empate, mas faltou habilidade ao atleta do Pelotas, que tentou a finalização por cobertura que passou longe do gol. No entanto, três minutos depois, Sandro Costa teve nova chance e desta vez não desperdiçou. Jardel fez bom cruza-mento para a área e depois do bate e rebate a bola sobrou com o meio-campista que finalizou para o fundo do gol de Valter.
O empate ainda era um resul-tado ruim para os donos da casa, mas o gol despertou a torcida e o time do Pelotas, que apenas dois minutos depois conseguiu a virada na Boca do Lobo. Depois de lançamento para a área, Clodoaldo ajeitou de cabeça e Sandro Sotilli chutou forte para colocar o Pelotas pela primeira vez na frente no marcador.
Como precisava de um gol para se classificar, o Iraty mudou pela última vez com a entrada de Artur no lugar de William Dagol. E o empate chegou minutos depois em lance bastante discutido pela equipe do Pelotas. Em cobrança de falta de Bruno, Oliveira falhou e soltou a bola, Renê aproveitou e cabeceou para o fundo do gol, empatando o duelo aos 35 minutos. No lance o time da casa ficou reclamando de um impedimento não marcado pela arbitragem paulista.
Mas o Azulão não teve nem tempo de comemorar o empate, pois dois minutos depois acabou perdendo expulso o atacante Eydison, que recebeu seu segundo cartão amarelo depois de continuar lance onde já era marcado um impedimento. Aos 39, para deses-pero do time visitante outro atleta do Iraty acabou sendo expulso pelo árbitro. Dessa vez, Leandro por reclamação recebeu o cartão vermelho, deixando o time iratiense com dois jogadores a menos em campo.
As expulsões fizeram com que o jogo se tornasse dramático, com o Iraty se defendendo e o Pelotas sufocando em busca do terceiro gol. Apesar da pressão do time gaúcho, os visitantes foram se segurando mostrando muita raça e superação. Aos 48 minutos, a última oportunidade da partida foi do Pelotas que por muito pouco não conseguiu o gol da classificação. Em cobrança de escanteio, que até o goleiro Oliveira estava na área, à bola sobrou para Jardel que finalizou forte próximo a meta de Valter.
Depois do jogo, transtornados com o empate em 2 a 2 que determinou a desclassificação da Série D, torcedores do Pelotas invadiram o túnel de acesso ao vestiário do Iraty, com a intenção de agredir jogadores e comissão técnica da equipe. Apesar do susto e dá trocas de socos ninguém se feriu com mais gravidade.
Com o resultado o Iraty garantiu a segunda posição do Grupo 10, com nove pontos, um mais que o Pelotas que ficou na terceira colocação da chave. O líder foi o Metropolitano que empatou na última rodada por 1 a 1 com Marcílio Dias e terminou com 11 pontos ganhos. Na próxima fase, o Iraty duela contra o Joinville, vice-campeão catarinense em 2010, em confronto mata-a-mata em jogos de ida e volta. A primeira partida entre as equipes está programada para acontecer apenas no domingo (05), no Estádio Emílio Gomes, em Irati, já que a Confederação Brasi-leira de Futebol (CBF) confirmou que não haverão jogos no próximo fim de semana pela Série D.

TEXTO: RODRIGO ZUB (WWW.RAZUB.COM)

Nenhum comentário: