Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

80 alunos recebem certificado de inclusão digital

Irati – Na sexta-feira (13), 80 alunos do curso de Inclusão Digital desenvolvido pela Secretaria de Bem Estar Social de Irati receberam os certificados de conclusão. O curso teve duração de um ano e envolveu alunos de 30 bairros do município que foram selecionados mediante critérios socioeconômicos.

Estiveram presentes a vice-prefeita, Marisa Massa Lucas; a secretária de Bem Estar Social, Maria Helena Orreda; a secretária de Educação, Zenilda Stroparo; o secretário de Planejamento, Valdecir Aksenen e o coordenador do Centro de Inclusão Digital do Centro Administrativo Municipal (CAM), Josmar da Silva.
As atividades do curso tiveram início em julho de 2009 e possibilitam que jovens, adultos e idosos tenham acesso a informática. “As atividades de inclusão atingem todas as faixas etárias e permitem que estas pessoas possam ter novas oportunidades”, afirma Maria Helena Orreda.
A secretária enfatizou que hoje 22 escolas do município já tem salas específicas para as atividades de inclusão digital. Além disso, com a criação de novos Telecentros recentemente é possível ampliar o acesso da população a informática.
Para a vice-prefeita, o acesso a informática é fundamental nos dias de hoje visto que a maioria dos empregos exige tal especialização. “Quando a pessoa não tem este acesso é um analfabeto digital e hoje o conhecimento está em nossas mãos. Os jovens precisam ser inclusos no mundo da informática para poderem ter melhores oportunidades de trabalho”, destaca Marisa. Ela também mencionou que através da inclusão digital proporcionada pelo município, será possível elevar o nível da educação.
O coordenador do Centro de Inclusão Digital citou a importância da alfabetização na vida de cada pessoa. “Quando somos alfabetizados ainda crianças, não percebemos a real importância disso. Mas, em adultos e idosos podemos ver a emoção de escrever e ler o seu nome pela primeira vez. Para eles é como se estivessem sido cegos até aquele momento e depois disso, começam a ver um mundo totalmente novo”, acrescenta Silva.
O objetivo do curso é utilizar os Telecentros para promover o acesso a informática para todas as camadas sociais, principalmente para aqueles que não tem condições desse acesso.
“Não adianta vender computadores baratos se a pessoa não sabe utilizar. Estas pessoas estavam à margem de uma sociedade informatizada. Não somos uma escola de informática, apenas damos o primeiro passo para o conhecimento, para que então elas possam seguir sozinhas, pois não há o que corroa o conhecimento de cada cidadão”, ressalta o coordenador.
Ao final da cerimônia de entrega dos certificados, foi realizado o sorteio de um computador entre todos os participantes do curso e que foi doado a Secretaria de Bem Estar. A sorteada foi a ex-aluna Tânia Aparecida Ribas.

Texto e fotos: Marina Lukavy

Nenhum comentário: