Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Agenda Parlamentar apresentou propostas para a região

Sugestões de melhorias nasceram das discussões entre profissionais do CREA de todo o estado

Centro Sul – Na última sexta-feira (06), representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizaram em parceria com entidades de classe e com a Associação de Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) a Agenda Parlamentar, na sede da Associação.

Na oportunidade foram repassadas sugestões de políticas públicas elaboradas a partir do projeto Agenda Parlamentar, que durante 2009 promoveu um levantamento de problemas em 31 municípios paranaenses. O traba-lho foi desenvolvido pelas entidades de classe que congregam profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências.
“A Agenda Parlamentar busca uma aproximação do sistema profissional com os municípios. Realizamos 1500 audiências com prefeitos, vereadores, deputados, juízes, promotores e líderes municipais. Foram mais de quatro mil participantes em 2009”, destaca o diretor tesoureiro do Crea, Joel Krüger, que representou no evento o presidente do Conselho, engenheiro agrônomo, Álvaro Cabrini Jr.
Em 2010 o projeto vai buscar um novo formato aumentando a cadeia de discussões e proporcionando um debate mais amplo das propostas e sugestões. “Queremos envolver os 399 municípios do Paraná através das 18 associações municipais, da Associação de Câmara e Vereadores do Paraná (Acampar) e intensificando as parcerias”, acrescenta Krüger.
Além disso, o CREA pretende entregar para os deputados e o governador eleito o caderno de propostas para que este possa ser incluído no Plano Plurianual de 2011. “Das 236 propostas apresentadas como contribuição às gestões municipais durante o ano passado, 114 estão em processo de implantação. Nosso objetivo é que 120 propostas estejam implantadas ainda este ano”, afirma o diretor.
Para o coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Enezito Ruppel, a Agenda Parlamentar traz a tona a discussão de muitas problemáticas encontradas no município. “A Fiep está trabalhando junto com o CREA na inovação, e este projeto é uma prova disso”, diz Ruppel.
O engenheiro civil e inspetor chefe da Inspetoria de Irati, José Bodnar, frisou a importância da discussão de questões fundamentais para o município como acessibilidade e saneamento. “Este documento é muito para Irati e toda região porque traz todos os problemas que estamos enfrentando”, observa Bodnar.
Representando as entidades de classe da região, o conselheiro do Crea, Dagoberto Waydzik, falou da colaboração que o conhecimento técnico e científico dos profissionais proporciona as administrações municipais e estadual. “O Crea já apresentou vários programas que muito fizeram pelo progresso do Paraná, como exemplo cito o Campo Fácil e o Casa Fácil. A parceria com os municípios ajuda as adminis-rações e colabora com o progresso”, expõe Waydzik.
“Há a necessidade de partilhar conhecimentos e se fazer uma abertura maior para a implementação de projetos, por isso é muito importante acolher suges-tões. A Agenda Parlamentar fez o levantamento de algumas questões que realmente precisam ser corrigidas em Irati. Formar parcerias é essencial para que se consigam soluções, e o Crea é um grande parceiro dos municípios e do estado neste sentido”, ressalta o presidente da Câmara Municipal de Irati, Sidnei Jorge.
O prefeito em exercício de Rio Azul, Paulo de Andrade, represen-tou os dez municípios que com-põem a Amcespar e destacou a importância da interligação do poder público com os profissionais que possuem o conhecimento técnico para um trabalho em conjunto. “Este trabalho em parceria nos deixa mais seguro na execução do nosso trabalho”, diz Andrade.

Cadernos de propostas
Como resultado das audiências públicas realizadas em 2009, foram apresentadas 236 propostas, atualmente 114 estão em processo de implantação. As propostas foram reunidas em 25 cadernos técnicos que foram entregues aos gestores presentes no evento.
Os temas foram detalhados por especialistas e são apresentados de forma a subsidiar projetos e propostas de políticas públicas para os municípios. Os conteúdos são apresentados em formato de cartilha, totalizando 25 publicações, com os seguintes temas:
- Acessibilidade;
- Agenda 21;
- Arborização Urbana;
- Cercas Eletrificadas;
- Conservação de solos e água;
- Construção é Coisa Séria;
- Iluminação Pública;
- Inspeção e Manutenção Predial;
- Instalações Provisórias;
-Licenciamentos Ambientais;
- Licenciamentos Ambientais 2;
- Licitações e Obras Públicas;
- Lodos e Biossólidos;
- Nossos Municípios mais Seguros;
- Obtenção de Recursos;
- Planos Diretores;
- Prevenção de Catástrofes;
- Produtos Orgânicos;
- Programas e Serviços do Crea-PR;
- Propostas da Agenda Parla-mentar;
- Resíduos Sólidos;
- Responsabilidade Técnica;
- Saneamento Ambiental;
- Trânsito;
- Uso e Reúso de Água.
Para quem quiser conhecer melhor o trabalho do Crea com a Agenda Parlamentar pode acessar o blog Paraná em Debate (www.paranaemdebate.com.br). Neste espaço é possível acompanhar todas as discussões realizadas nos municípios, conhecer propostas, debater temas e fazer sugestões.

TEXTO: MARINA LUKAVY
FOTO: ADRIANA SOUZA

Nenhum comentário: