Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Exposição "Diversidade" mescla materiais e técnicas

A artista plástica iratiense, Rosane Marochi, expõe as variantes do seu trabalho

Irati - Esta aberta à visitação na Casa da Cultura a exposição "Diversidade" da artista plástica iratiense, Rosane Marochi. Quem for até o local poderá apreciar obras com diferentes materiais e técnicas utilizadas pela artista, além de conferir os primeiros traços dos alunos de Rosane.

Há alguns anos a artista plástica trabalha com pinturas modernistas, contemporâneas e vem adotando o estilo contemporâneo figurinista. As diferentes técnicas empregadas envolvem desde trabalhos espatulados até pinceladas largas. "Na realidade quis mostrar as várias formas de se trabalhar, então por isso a exposição leva o nome 'Diversidade'. Além da tinta acrílica, em alguns trabalhos utilizei pigmentação e também tinta a óleo", acrescenta Rosane.
Além das telas, os visitantes podem apreciar os ambientes que foram recriados. "Quando exponho não consigo exibir somente a tela em si, gosto de montar os ambientes para que as pessoas possam sentir as obras de uma maneira diferente. Gosto muito de criar efeitos", afirma a artista plástica.
A inspiração para as obras sai geralmente de cenas do cotidiano e a partir do material a ser utilizado e a técnica a empregar, Rosane começa os seus trabalhos. "Trabalho muito com o figurativo de pessoas. A coleção 'Elas', por exemplo, traz mulheres em contextos diferentes, assim retrato cenas do nosso cotidiano", observa.
Na tela que fica ao lado dos trabalhos produzidos pelos seus alunos, Rosane escreve a seguinte frase: Ser professor é poder tocar o futuro. "Exponho as obras dos meus alunos para mostrar o trabalho que nós realizamos com eles, em sua maioria são crianças que estão iniciando e acho importante expor. Também, porque eles se sentem mais valorizados expondo junto comigo", ressalta a artista plástica.
Rosane também frisa a importância de os iratienses tomarem por hábito visitarem pontos de valorização da cultura, como a Casa da Cultura. "Nós temos que nos acostumar a apreciar o que há de novo e bonito na nossa cidade. Acho importante que as pessoas venham até a Casa da Cultura para que ela seja realmente um ponto de visitação", conclui.

TEXTO E FOTOS: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: