Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ginásio de esportes com 4,9 mil m² será construído em Irati

Irati - Um novo ginásio de esportes, com capacidade para 3 mil pessoas será edificado em Irati, em terreno de 9.293 m2 localizado na Avenida Perimetral João Stoklos. Este espaço esportivo terá 4.961,55 m2 de área construída, onde haverá quadra poliesportiva, arquibancadas, palco, camarim, coxia, lavanderia, depósitos, vestiários, sala de primeiros socorros, pátio coberto com 234,5 m2, biblioteca com internet, sala de lutas, sala de yoga, sala de ginástica, 04 salas multifuncionais, sanitários, galeria de troféus e área administrativa. Em anexo à obra haverá estacio-namento com 170 vagas, em área de 5.299,00 m2, além de jardins e arborização.

Para viabilizar esta obra, o prefeito Sergio Stoklos conseguiu enquadrar o projeto em uma linha de crédito da Secretaria de Desen-volvimento Urbano, Sedu/Parana-cidade, para liberação de recursos da ordem de R$ 6 milhões. Atu-almente, estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Arqui-tetura, Engenharia e Urbanismo os ajustes necessários à aprovação final do projeto. Vencidos estes trâmites, a Sedu/Paranacidade deverá autorizar o processo licitatório.
“Acredito que as obras deverão ter início ainda neste ano”, afirma o secretário municipal de Patri-mônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski. Ele destaca que a construção do ginásio com praticamente o dobro da capaci-dade do Ginásio Municipal Agostinho Zarpellon Júnior – que comporta 1.800 pessoas – fará com que a cidade entre em uma nova era no contexto esportivo. “Teremos estrutura para sediar competições maiores, de âmbito nacional e até mesmo internacional”, afirma Ruteski.
Outro aspecto positivo será o melhor atendimento à demanda de jogos oficiais, competições locais, treinamentos esportivos e projetos sociais. Até porque o secretário comenta que o Ginásio Municipal “já está ultrapassado em relação ao tamanho da quadra, que não é o tamanho oficial exigido em certas modalidades como o futsal, o que num futuro próximo dificultaria certas competições”.
O novo ginásio também fará com que as partidas dos jogos sediados por Irati transcorram em horários melhores para os atletas. Exemplo disto é que as disputas da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná, que ocorrem em Irati entre os dias 27 de agosto e 04 de setembro, devem prosseguir até as 23h ou mais. “Hoje a demanda já é muito grande em relação ao espaço disponível”, diz Ruteski.
Para o prefeito Sergio Stoklos, o novo ginásio além dos benefícios que trará aos desportistas, ainda irá se somar ao centro cultural e ao centro da juventude para oferecer atividades construtivas à população, sobretudo para os jovens. “Ao investirmos na construção do teatro e do ginásio estamos investindo em segurança pública, pois oferecemos possibilidades para que os jovens utilizem seu potencial em ativi-dades saudáveis e, desta forma, estaremos afastando-os das drogas e da criminalidade”, finaliza Stoklos.

TEXTO E FOTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE IRATI

Nenhum comentário: