Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Projeto visa reativar a Guarda Mirim de Irati

O projeto “Uma chance para o futuro” foi idealizado por Orlando Luiz Azevedo

Irati
- A Associação dos Moradores do Bairro Rio Bonito, presidida atualmente por Jorge Luiz Ruteski, é uma entidade considerada de utilidade pública pela Lei Municipal 2157, de 15 de dezembro de 2004. Um dos melhores projetos sociais dessa entidade é a Guarda Mirim, que iniciou suas atividades em 2002 e deixou de funcionar a partir de 2009, por absoluta falta de recursos.

Nesse período, a Guarda Mirim sob coordenação de Joel Monteiro e seus auxiliares, treinou e acompanhou o desempenho escolar de cerca de 600 adolescentes, desenvolvendo potenciali-dades com uma preparação para sua formação cívica, militar e patriótica. Através da Lei do Menor Aprendiz conseguiu alocar no mercado de trabalho, número significativo de jovens.
Sua paralisação estancou, de forma súbita, a expectativa de centenas de crianças e adolescentes que tinham nas atividades da Guarda Mirim a esperança de adquirirem treinamento qualificado para exercerem uma profissão que lhes possibilitasse uma vida digna.
Buscamos alternativas para resgatar a Guarda Mirim e encontramos no Projeto Voluntários BB/FBB uma chance de conseguirmos recursos financeiros para o retorno das suas atividades. Através desse projeto o Banco do Brasil reafirma seu compromisso de prestar assistência às populações mais vulneráveis. Suas ações sociais marcam presença em todo território nacional, muitas delas proporcionadas pela Fundação Banco do Brasil, como braço social da corporação.
Estamos otimistas quanto à escolha do nosso projeto no 3º Congresso Nós Podemos Paraná em Curitiba, pois o mesmo está inserido na categoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FIA, tendo sido aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Irati. Para complementação do projeto buscamos parcerias sólidas como a Prefeitura Municipal, Rotary Club de Irati, Unicentro e Aciai.
A reativação da Guarda Mirim sob um novo formato vem de encontro à necessidade de se promover um espaço para a educação expandida de crianças e adolescentes em um contra turno escolar - ampliando a perspectiva e o tempo para aprendizagem, a autodisciplina, com foco nos projetos de vida individuais e comunitários. A fim de despertar a conscientização e o domínio dos instrumentos intelectuais e práticos que possibilitam as escolhas no mundo do trabalho, este projeto contará com oficinas de formação e replicação do conhecimento, desde a iniciação musical até o acesso a tecnologias sociais como as ferramentas digitais livres e de código aberto.
São resultados esperados para esta iniciativa: elevar a auto-estima dos jovens participantes, sensibilizar o mercado de trabalho e criar oportunidades de inserção profissional compatíveis com a Lei de Aprendizagem.

TEXTO: ORLANDO LUIZ AZEVEDO

Nenhum comentário: