Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Armazém Solidário será construído para processar e comercializar agroecológicos

Irati - Para processar, distribuir e comercializar alimentos agroecológicos está sendo construído, na Vila São João, o Armazém Solidário. Trata-se de um projeto do Instituto Equipe de Educadores Populares, que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Irati e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Nas obras, o investimento total conside-rando o repasse do MDA e a contrapartida municipal, será de R$ 219.321,23. O armazém terá sala para comercialização de agroecologicos, sala para treinamentos, área administrativa, cozinha, almoxerifado, biblioteca e banheiros adaptados. Serão 214,53 m2 de área construída, em terreno cedido pelo município, localizado ao lado da Unidade de Saúde da Vila São João.
Além da construção do armazém haverá a compra dos equipamentos necessários. De acordo com o projeto deverão ser adquiridos mobiliário, balança, seladora, descascador, processador, balcão frigorífico, carrinhos para transporte, impressora e note book. Na aquisição de equipamentos serão investidos pelo MDA e pelo Município R$ 242.742,81.
“Com a construção do armazém e a compra dos equipamentos, o Instituto Equipe poderá desenvolver um trabalho melhor no que diz respeito à organização e distribuição de verduras, legumes e grãos”, explica João Antonio de Paula, articulador de agroecologia da entidade. Segundo ele, em Irati são 50 famílias das comunidades de Pirapó, Faxinal dos Antônios, Arroio Grande e Faxinal do Rio do Couro que trabalham com a produção de alimentos orgânicos. São produzidos entre 30 e 40 tipos de verduras, legumes e grãos por estes agricultores e a maior parcela da comercialização acontece através do Programa Compra Direta do Governo Federal. Desta forma, os alimentos são adquiridos pelo Governo e repassados as escolas.
No armazém será centralizado o recebimento, a separação, a embalagem e redistribuição dos alimentos tanto para as escolas, como para o consumidor. “Também poderá ocorrer a transformação dos produtos de época, originando conservas, sucos, geléias, dentre outros”, diz João Antonio. Com isto, haverá ampliação de renda para os agricultores que cultivam alimentos orgânicos tanto em Irati, como nos demais municípios da região. Segundo o represen-tante do Instituto Equipe, cerca de 100 famílias já trabalham com este tipo de produção na região Centro Sul e outros agricultores poderão se interessar pelos agroecológicos.

TEXTO E FOTO: ASS. DE COM. DA PREFEITURA DE IRATI

Nenhum comentário: