Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Chasque da invernada artística do CTG Pousada de Tropeiros

Irati - O grupo de danças de Gutierrez e Riozinho vêm a cada dia mais crescendo e estreitando os laços com o tradicionalismo gaúcho, fortalecendo a família do CTG Pousada de Tropeiros. O grupo de danças se reúne três vezes por semana para atividades culturais, sociais e sócio-educativas com os adolescentes e tem o apoio dos pais e da comunidade do bairro Gutierrez, e principal-mente da Diretoria da Invernada Artística, quem vem batalhando para atender as necessidades ao grupo de danças, e que tem como instrutor de danças voluntário, Junior Bueno.

A Invernada Artística está realizando um projeto de combate as drogas e a prática de violência, convidando profissionais como psicólogos, enfermeiros e terapeutas para realizar atividades, como palestras educati-vas e atividades em grupo para os adoles-centes.
O projeto teve início no dia 05 de maio, com a palestra com o tradicionalista e presidente da Câmara Municipal de Irati, Sidnei Jorge, onde falou sobre valores e família no tradicionalismo gaúcho, relatando suas experiências vividas na área.
Ocorreu na tarde do sábado 10 de julho, palestra e atividades em grupo com o psicólogo Felipe Rosa, que abordou o tema “As drogas e seus males” com muita propriedade e conhecimento, conscientizan-do das consequências e do perigo do uso dos diversos tipos de drogas, chamando atenção em especial para o álcool e o tabagismo. De sua fala, muitas reflexões foram de fundamental importância para a conscientização dos jovens.
Na noite fria e chuvosa do dia 15 de julho, foi realizada uma palestra com o enfermeiro e teólogo, Agostinho Basso, com o tema “Relacionamento Interpessoal e juventude sadia”, onde abordou com dinâmica o relacionamento em grupo, com a família, na sociedade, e como viver uma juventude de forma sadia. Também fez reflexões sobre a importância do estudo, e animou o grupo a continuar na causa do tradicionalismo gaúcho e da importância do CTG na vida de cada um. Encerrou a palestra com um vídeo de uma canção nativa.
O diretor artístico e instrutor de danças, Junior Bueno, conta que está programando várias palestras para os meses de agosto e setembro, e ressalta que o CTG Pousada de Tropeiros vem cumprindo o seu papel com o projeto social. “Não se resume só em dança, canção e chimarrão, o CTG vem resgatar os valores éticos e morais da família, como dignidade, o respeito e a moral e a cidadania. O CTG Pousada de Tropeiros está cumprindo com a carta de princípios do MTG, onde no artigo 1º da carta diz que o CTG deve auxiliar a sociedade e o estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”, afirma Bueno.
Ele ressalta que em um ano, através de promoções, cada aluno ganhou um par de botas e sapatilhas, e recentemente com muita luta ganharam tecidos para confeccionar os trajes. O grupo está quase pronto para começar a se apresentar para a comunidade e participar de rodeios artísticos e festivais de danças.
“Quero agradecer de coração a amizade e confiança da diretoria, em especial ao Tio Alceu Pereira e a Tereza Souza pelo apoio. Também agradecer a Tia Marilice Soares, que também não tem medido esforços para nos ajudar e ao Patrão do CTG, Alderico de Lima pela hospitalidade. E a todos os pais pelo total apoio aos filhos, e parabenizo pelo bom trabalho”, finaliza o instrutor.

TEXTO: CTG POUSADA DE TROPEIROS

Nenhum comentário: