Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Alunos lançam livros produzidos em projeto de extensão

Irati - No início do mês de julho foram lançados os livros produzidos por alunos de uma das turmas de contraturno da Escola Municipal Irmã Helena Olek. Os livros traduzem um dos principais produtos de um trabalho realizado com esses escolares no projeto de extensão Oficinas de leitura e Escrita (OLE) da UNICENTRO, cuja meta é o incentivo às práticas de leitura e escrita. Esses livros ficarão disponíveis na biblioteca da escola para consulta e leitura. Foram preservadas ao máximo as características originais das histórias elaboradas a partir de figuras.

Os alunos demonstraram grande interesse pelo trabalho, participando do começo ao fim com bastante empenho e satisfação. Sabemos que hoje há inúmeras alternativas dentro e fora da escola que podem auxiliá-los no processo de desenvolvimento e aprendizagem, apresentem estes ou não, dificuldades nesse processo. Uma delas é redobrar a atenção com esses alunos, destacando sempre outras habilidades, pois assim esse escolar se sentirá mais valorizado e não perderá o incentivo para aprender. Destacamos a importância da interação da escola com a família e com os profissionais que, por ventura, estejam auxiliando essa criança. Infelizmente essa interação nem sempre ocorre nos moldes ideais, mas facilita a compreensão do problema e demonstra mais interesse pela vida da criança fora da escola.
As oficinas de leitura e Escrita (OLE) constituem um modelo de assessoria fonoaudiológica na escola que, além de contribuir fundamentalmente para a promoção do desenvolvimento infantil, consolida um dos aspectos trabalhados dentro de uma nova especialidade que é a Fonoaudiologia Escolar/Educacional, aprovada recentemente pelo Conselho Federal dessa profissão (CFFa). Enfim, são notórios os resultados da parceria do fonoaudiólogo com a escola, quando este assume o papel de assessor, trocando conhecimentos e experiências com a equipe escolar. Aproveitamos para agradecer a recepção da escola e a contribuição de Clécio Gonçalves Pereira, por meio da confecção de gravuras que apoiaram a elaboração das estórias dos livros.

TEXTO: JÁIMA PINHEIRO DE OLIVEIRA (DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICENTRO, COORDENADORA DO PROJETO DE EXTENSÃO OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA (OLE) – EDIÇÃO ITINERANTE).

Nenhum comentário: