Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

Exército constrói ponte móvel na PR 153 e tráfego volta a fluir

A ponte tem suporte para a passagem de veículos de até 40 toneladas

Centro-Sul – Na última quarta-feira (28), soldados do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado que tem sede na cidade de Porto União, em Santa Catarina, iniciaram a construção de uma ponte móvel na PR 153. Já na quinta-feira, por volta das 19h, com a conclusão da ponte, o trânsito foi liberado parcialmente, com alternância de sentidos.
De acordo com o capitão Duílio Sales Garcia, a ponte é uma Equipagem Bailey e foi montada da forma tripla simples, ou seja, são três painéis de cada lado para se ter uma capacidade de suporte de peso maior. “Ela tem 27m de extensão e a montamos para suportar até 40 toneladas. A passagem pela ponte é de um veículo por vez, tendo em vista que ela só tem uma pista”, afirma Garcia.
Equipes do exército permanecem 24 horas no local fazendo o controle do tráfego e a manutenção da ponte. “Fazemos um revezamento no pessoal, uma equipe fica permanentemente aqui na ponte e duas ficam na cidade de Imbituva. Então de oito em oito horas é feito a troca dessas equipes para haver um controle tanto da manutenção da ponte que é necessária, e também do tráfego”, explica o capitão.
A previsão inicial é que a ponte móvel permaneça na PR 153 por 20 dias. Segundo Garcia esse tempo de permanência pode ser aumentado caso haja necessidade e se tenha uma autorização do comandante da 5ª Região Militar que fica em Curitiba.

Texto e fotos: Marina Lukavy.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente o trabalho realizado pela Engenharia do Exército Brasileiro. Continuem assim.