O artista plástico Ronaldo Haammes utiliza materiais considerados sucatas na confecção das suas obras
Irati – Desde o dia 05 de maio, a Casa da Cultura de Irati abriga a ex-posição “IR A TI Idas e Vindas” do artista plástico curitibano Ronaldo Haammes. A mostra é uma interpretação do artista de fotos que foram tiradas pela sua esposa iratiense Mirian, durante as viagens que fazia para a cidade natal.
Aos 13 anos, Haammes era pintor profissional de letreiros e, nas horas de folga, ganhava do patrão telas para pintar. Ele reproduzia fielmente obras de Leonardo da Vinci e do brasileiro Victor Meireles, e foi já no primeiro quadro que pintou o que definiu a sua obra.
“Quando comecei a trabalhar com sucata industrial, madeira, lata, ferro, vidro e até materiais em estado de decomposição, abri um leque infinito de possibilidades para o que considero múltiplas formas de expressão e comunicação em qualquer época. Da arte rupestre até a considerada arte tecnológica, usando os recursos multimídia somente utilizando os tais materiais de maneira artesanal”, conta o artista.
Haammes diz que hoje o seu trabalho é o resultado de mais de três décadas de pinturas, sendo um mix de todos os estilos que o influenciaram, desde a arte renas-centista, sur-realismo, hiperrealismo e o pop. “Como consequência definiria o meu trabalho como arte fantástica”, completa.
A mostra é uma homenagem de Haammes ao seu sogro, Antonio Gonçalves de Oliveira, que foi músico da banda 15 de Julho na década de 60. A exposição conta com 43 trabalhos do artista que, segundo ele, foram feitos em um curto espaço de tempo. O material foi confeccionado a partir de fotos feitas pela sua esposa Mirian, iratiense e apaixonada pela cidade. “Creio que apenas interpretei a sua pesquisa fotográfica através do meu trabalho. Estive em Irati na noite da mostra e realmente os trabalhos que pintei senti ao vivo no local e foi uma sensação única de emoção e encantamento”, ressalta.
A exposição “IR A TI Idas e Vindas” segue até o dia 29 na Casa da Cultura. Mais trabalhos deste artista podem ser visuali-zados no seu endereço eletrônico: www.ronaldohaammes.com.
Texto e fotos: Marina Lukavy.
2 comentários:
O Ronaldo Haammes conseguiu nestes trabalhos a imbricação da arte com a cultura. A exposição merece uma visita. Bem faz a Marina ao divulgar a obra. A cultura se constrói tijolo por tijolo. salut!
rafael felipe lucas
parabens pela divulgaçao da mostra do artista plastico catarinense R.Haammes que tão bem soube retratar irati,como se ahi nascido fosse
isso demonstra o seu grande talento...
espero que mais iratienses opinem
uma abelinha de irati
Postar um comentário