Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Erradicação do trabalho infantil será discutida em escolas municipais

Irati – Este ano, as escolas da rede municipal de ensino de Irati receberão o projeto intitulado “Ministério Público do Trabalho na Escola”. Isso ocorrerá através da promoção de debates com alunos das quartas séries. Os temas serão relativos aos direitos da criança e do adolescente, sobretudo a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

Para implementar o projeto foi estabelecida parceria entre a Procuradoria Regional do Trabalho – PRT 9ª Região e a Secretaria Municipal de Educação de Irati. A formalização ocorreu no último dia 18, em Guarapuava, em reunião com a procuradora Thaís Barbosa Athayde, a secretária municipal de Educação, Zenilda Alice Stroparo, e a coordenadora pedagógica Márcia Andriola Medeiros.
Dentre os objetivos do projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola” estão: intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente; capacitar e sensibilizar professores e demais profissionais do ensino fundamental para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade; e incentivar os alunos a realizarem tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente.
O projeto será desenvolvido em etapas, iniciando por oficinas de formação de coordenadores municipais, a serem realizadas no mês de junho. Na segunda etapa, prevista para o mês de agosto, serão promovidas oficinas para repasse de orientações pedagógicas para professores. A abordagem do trabalho infantil em sala de aula está programada para o período de agosto a outubro. E a quarta etapa do projeto ocorrerá em dezembro, com produção e avaliação de tarefas escolares embasadas nas cartilhas intituladas “Brincar, estudar e viver... Trabalhar só quando crescer”, distribuídas pelo Ministério Público do Trabalho.

Texto: Ass. de Com. da Prefeitura de Irati.

Nenhum comentário: