Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lideranças do Centro Sul formalizarão apoio à criação da Companhia Independente de Polícia Militar

Centro Sul - A criação em Irati da Companhia Independente de Polícia Militar foi o tema de um debate que reuniu representantes de toda região na Prefeitura Municipal de Irati, no último dia 14. Após o anúncio feito pelo governador Orlando Pessuti, em 30 de abril, que será instituída esta companhia, integrantes de vários conselhos de segurança definiram as próximas ações a serem realizadas para concretizar a Companhia Independente de Polícia Militar, que atenderá dez municípios.
Como o governador já se comprometeu a criar esta instância de segurança, decidiu-se promover uma mobilização regional para entregar ao chefe do executivo documentos que manifestem apoio à iniciativa. “O objetivo é demonstrar que a população do Centro Sul quer a Companhia Independente, quer uma nova delegacia em Irati e reformas nas delegacias dos demais municípios”, afirma o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Irati, Conseg, Luiz Carlos Ramos.
Ele argumenta que esta mobilização envolvendo conselhos de segurança, prefeitos, vereadores, policiais e entidades significativas como FIEP, OAB, associações comerciais, Corpo de Bombeiros, dentre outras, será decisiva para que o governo decrete a criação da Companhia Independente num curto período de tempo.
“A Companhia Independente vai fazer com que a população tenha uma sensação de segurança maior”, afirma o Comandante da Polícia Militar de Irati, Tenente Clodoaldo. Segundo o Comandante, a partir do momento em que a Polícia Militar de Irati deixar de ser subordinada a Ponta Grossa, haverá recursos específicos que serão geridos diretamente na cidade, aumento do efetivo, destinação de mais viaturas e criação da escola de soldados.
Estes avanços em segurança pública beneficiarão cerca de 250 mil pessoas nos municípios da região. São eles: Irati, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Imbituva, Ipiranga, Ivaí e Guamiranga. Representantes de todos estes municípios estiveram na reunião do dia 14 e deverão envolver o maior número possível de lideranças comunitárias para repassar documentos de apoio à criação da Companhia.
Para o presidente a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, Amcespar, e prefeito de Irati, Sergio Stoklos, “esta manifestação é um instrumento legítimo que demonstra a necessidade da Companhia Independente”. O prefeito ainda comenta que, quanto maior o envolvimento popular, maior o respaldo para que o governador Pessuti possa decretar a criação da Companhia Independente de Polícia Militar.
O presidente do Conseg destaca que a criação é o passo inicial e que, posteriormente, ações conjuntas entre o Estado e os municípios deverão ser implementadas para estruturar a Companhia. Exemplo disto é a lei que a Câmara Municipal de Irati está elaborando para que a população, voluntariamente, possa doar recursos ao Conseg, destinados a investimentos em segurança pública, ou seja, auxílio às polícias civil e militar. Após sancionada esta lei, quem quiser poderá doar determinada quantia através da autorização de débito em conta de luz.

Manifesto será entregue dia 20
Os documentos de região manifestando apoio à criação da Companhia Independente de Polícia Militar deverão ser entregues para o governador Orlando Pessuti no próximo dia 20. O deputado estadual Felipe Lucas, presente na reunião do dia 14, se comprometeu a marcar um horário com o governador para a da comitiva da região, durante a visita do mesmo a Guarapuava. Também participaram do debate que definiu a mobilização, representantes da OAB, FIEP, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e vereadores.

Balanço da segurança pública em Irati
O ex-presidente do Conseg Silmar Ditrich comenta que, em Irati, têm ocorrido avanços no setor de segurança pública devido ao trabalho conjunto entre a comunidade e a polícia desenvolvido desde 2005, quando houve a criação do Conselho Municipal de Segurança. A partir de 2008, as ações foram aprimoradas com a instituição do Conselho Comunitário de Segurança, Conseg – ligado ao Governo do Estado e que possui personalidade jurídica, permitindo o repasse de verbas de empresas, pessoas e do município.
“O que fez com que a gente conseguisse uma situação confortável em relação a 2005 foi a mobilização”, afirma Ditrich, lembrando que em 2005 era tamanha a deficiência estrutural da Polícia Militar que a Prefeitura chegava a ter de emprestar veículos para que os policiais pudessem trabalhar em grandes eventos locais, como o rodeio. Apesar das melhorias já observadas, como o aumento do número de viaturas, é preciso, conforme consideração do prefeito Sergio Stoklos, evitar a expansão da criminalidade. “Irati está se tornando uma fronteira de desenvolvendo e por isto precisamos de estrutura para coibir a criminalidade existente e a que possa vir para cá”, defende o prefeito.
Para Ditrich, o caminho mais curto para esta estruturação é a Companhia Independente, que “aumenta o status, acresce efetivo, número de veículos e disponibiliza recursos próprios para a polícia”. Isto porque todos os municípios sempre solicitam mais recursos e efetivo ao Estado e, na avaliação de Ditrich, a falta de pessoal é um problema crônico, pois é sempre maior a quantidade de policias que se aposentam em relação aos que ingressam na polícia militar.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Irati.

Nenhum comentário: