Irati - O Provopar iniciou a Campanha do Agasalho 2010, assumindo uma proposta diferente para a arrecadação de donativos. Com o título “Prêmio Solidário”, a entidade pretende valorizar e estimular a comunidade iratiense através do sorteio de brindes entre os doadores.
O critério para concorrer é simples. Cada donativo que esteja em boas condições de uso, seja ele em forma de roupas, calçados, cobertores ou outros objetos de utilidade, vale um cupom. No final da campanha, diversos prêmios de considerável valor serão sorteados entre as pessoas que entregaram donativos. Entre os prêmios estão eletro-eletrônicos, computador e bicicletas.
Os pontos de troca serão o Provopar (localizado na Rua Doutor Correia, 337), os CRAS da Vila São João e Lagoa, escolas municipais, estaduais e a Unicentro. Também serão credenciados supermercados, lojas e farmácias, que serão amplamente divulgados no decorrer da campanha.
Entre os prêmios doados por empresas de Irati ou adquiridos através de contribuição dos secretários e chefes de departamentos da administração municipal, estão micro-computador completo, bicicleta 18 marchas, bicicleta infantil, liquidificador, furadeira elétrica, câmera digital e TV 14 polegadas.
O sorteio está marcado para o próximo dia 11 de junho, em frente ao prédio do Provopar, às 16h. Se o tempo permitir, a Rua Doutor Correia será fechada no trecho em frente à entidade, onde serão instalados brinquedos para as crianças, e onde as pessoas poderão acompanhar ao vivo o sorteio.
Empresas
Diversas empresas estão aderindo à Campanha do Agasalho deste ano, doando prêmios, oferecendo serviços e valorizando o gesto solidário de tentar amenizar as carências de diversas famílias em Irati. Até o momento já estão inseridas neste primeiro “Prêmio Solidário” a Afubra, Adega Imperial, Supermercados Ivasko, Salamaia Materiais de Construção, Gráfica Darte, Supermercado G Center e Mercadomóveis.
Mudanças
A alteração no sistema de realizar a Campanha do Agasalho em Irati foi motivada por diversos fatores, explica a coordenadora do evento e presidente do Provopar, Maria Helena Krieger Stoklos. Em primeiro lugar, hoje há menos grupos de jovens atuantes na cidade, e isto vem fazendo com que diminua sistematicamente o número de voluntários. O custo com combustíveis e alimentação gerado a cada campanha também foi contabilizado.
Mas o fator “utilidade” do material doado foi o que mais pesou para que se estudasse uma alternativa para a campanha do agasalho deste ano. Com a criação de vários pontos de trocas de donativos por cupons na cidade e bairros, também é facilitado o processo de seleção das peças arrecadadas. E este foi um ponto delicado, bastante discutido pelo Provopar de Irati, que em campanhas anteriores registrou um grande número de donativos sem condições de uso. Finalmente, o apelo dos prêmios também deverá ter impacto positivo no montante de arrecadação, acreditam os coordenadores.
Colaboração
Como nos anos anteriores, diversas pessoas, empresas e entidades participam de forma abnegada, colaborando com todas as fases da campanha, desde a captação, classificação, até a entrega dos donativos às famílias. As escolas e associações de moradores têm papel fundamental em todo o processo, pois muitas já possuem um cadastro ou controle de famílias que vivem em situação precária, e assim, auxiliam o trabalho de seleção e distribuição.
Este ano também continuará funcionando o “Disque-doação”, através dos telefones 3907-3105 e 3907-3038, pelos quais as pessoas poderão solicitar que os donativos sejam apanhados em suas residências. Entretanto, estas pessoas não poderão participar do Prêmio Solidário, já que os cupons para concorrer aos sorteios serão distribuídos exclusivamente nos pontos de troca.
TEXTO: ASSESSORIA DE COM. DA PREFEITURA DE IRATI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário