O iogurte é um dos alimentos que consumimos desde a infância, fonte de proteínas e cálcio, ele é indispensável para quem deseja ter uma alimentação saudável. Natural, desnatado, funcional, hoje encontramos no mercado uma grande variedade de iogurtes, que atendem as diferentes necessidades de cada pessoa.
Segundo a nutricionista Katrynne Vilczek, o iogurte é um excelente alimento, principalmente por ser fonte de proteínas e de cálcio, que é o mineral mais importante na formação e manutenção dos nossos ossos e dentes. “Quando não consumimos quantidades adequadas de cálcio alguns problemas podem aparecer, como o raquitismo em crianças e a osteoporose nos adultos”, alerta.
Os benefícios do iogurte também estão relacionados ao bom funciona-mento do intestino. As bactérias utilizadas durante a produção melhoram a flora intestinal e previnem problemas nesse órgão. Além disso, o iogurte é boa fonte de vitamina A e do complexo B.
Tipos de iogurte
- natural: é o iogurte sem adição de nenhum outro produto além daqueles previstos (leite e cultura microbiana). As bactérias ajudam no equilíbrio da flora intestinal;
- desnatado: produzido com leite desnatado, apresenta menor valor calórico e menor quantidade de gorduras;
- comum: são iogurtes aromatizados com frutas e com adição de açúcar. Alguns desses são considerados bebidas lácteas e não iogurtes, pois contém adição de soro do leite na sua preparação. Normalmente tem um valor calórico mais elevado e perdem parte de suas propriedades funcionais;
- funcional, como “Activia” ou “BioFibras”: essa linha de iogurtes promete uma função extra, a de melhorar ainda mais a função intestinal. Os iogurtes naturais por si só já apresentam a função de melhorar a microbiota intestinal e prevenir a proliferação de bactérias patogênicas, o que leva a uma melhora do funcionamento intestinal. As empresas que produzem esses produtos afirmam que utilizam na sua produção bactérias mais resistentes ás ações do trato gastrointestinal e por isso melhoram ainda mais o funcionamento do intestino.
- light: a denominação “light” refere-se a qualquer alimento que tenha uma redução de pelo menos 25% de um nutriente (açúcar, gordura, caloria);
- caseiro: o iogurte caseiro possui os mesmos nutrientes do natural industrializado. É fonte de proteína, cálcio e vitaminas A e do Complexo B, mas sem a adição dos conservantes industriais. A principal vantagem de preparar em casa é que o preço final fica bem mais em conta, e, além disso, você pode prepará-lo de acordo com as suas necessidades e o seu paladar. Por exemplo, diabéticos podem colocar adoçante no lugar do açúcar, pessoas que pretendem perder peso, ou que precisam cuidar do colesterol podem usar leite desnatado na preparação. Depois de pronto pode-se bater no liquidificador com a fruta da sua preferência.
Indicações
Para quem deseja perder peso os tipos de iogurte mais indicados são os desnatados ou light, pois contém menor quantidade de calorias. Para manter o peso desejado é muito importante ter uma alimentação saudável e equilibrada todos os dias, e para isso precisamos consumir alimentos de todos os grupos, inclusive o leite e seus derivados, como iogurtes e queijos. “O iogurte é uma boa opção para o lanche da tarde, por exemplo, pois é fonte de proteína, e elas levam mais tempo para serem digeridas do que os carboidratos, encontrados nos pães, bolos e biscoitos. Por consequência disso, a fome vai demorar um pouquinho mais para voltar”, recomenda Katrynne.
Pessoas com doenças como diabetes ou colesterol podem ingerir iogurte, mas devem ter um cuidado maior com a sua escolha. “Os diabéticos devem evitar aqueles comuns, que contém açúcar, e preferir os naturais ou os diet, específicos para os portadores de diabetes. Já pessoas com colesterol elevado devem preferir os desnatados, pois contém uma menor quantidade de gorduras”, conclui a nutricionista.
Texto: Marina Lukavy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário