Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lâmpadas inservíveis poderão ser entregues para reciclagem

Irati – Nos dias 03 e 04 de junho, a Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente de Irati desenvolverá o Programa de Entrega Voluntária de Lâmpadas (PEV). O objetivo é que os consumidores possam dar destinação correta às lâmpadas inservíveis que, devido à presença de mercúrio, podem contaminar o meio ambiente e oferecer risco à saúde caso descartadas junto aos demais rejeitos.

O secretário municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos, conta que o PEV é uma parceria do município com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Associação Brasileira da Indústria da Iluminação, Abilux. Esta Associação, que representa as indústrias Philips, GE, Sylvania e Osram, decide como se dá a reciclagem de lâmpadas, atendendo a Resolução 257/99 do Conama. Segundo tal documento, os produtores devem receber de volta as pilhas, baterias e equipamentos eletroeletrônicos que contenham chumbo, mercúrio e seus componentes, dando destinação final adequada.
Luiz Carlos explica que as lâmpadas recolhidas serão submetidas a um equipamento especial que as desgaseifica, jogando o mercúrio em uma cápsula para reaproveitamento. Os outros materiais que compõem as lâmpadas, alumínio e vidro, também serão separados e destinados para a reciclagem. “Desta forma são evitados danos ao meio ambiente e todos os materiais voltam a ser utilizados”, afirma o secretário, solicitando a participação da comunidade no PEV.
Apenas nos dias 03 e 04 de junho, as lâmpadas sem condições de uso serão recolhidas no pavilhão do Parque Aquático. Após esta data, quem tiver lâmpadas queimadas deverá levá-las ao barracão de reciclagem no condomínio industrial da BR 277. Este barracão está sendo estruturado para receber todo tipo de lixo eletroeletrônico, como computadores, celulares, rádios, pilhas, etc.. A reciclagem desses produtos – e de outros como pneus e isopor – ocorrerá em parceria com as indústrias e com os grandes geradores de resíduos.
De acordo com Luiz Carlos Ramos, estão ocorrendo estudos para execução de mudanças nas leis municipais, que permitirão tratamento diferenciado para cada tipo de resíduo. “As ações serão realizadas por segmento gerador de inservíveis e acontecerão audiências públicas para cada um deles”, adianta o secretário. Tratam-se, segundo ele, de medidas preventivas para evitar a degradação ambiental.

Recolhimento
Nos dias 03 e 04, entre as 8h e às 17h, no Pavilhão do Parque Aquático, funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberão todos os tipos de lâmpadas para posterior reciclagem de materiais.
A expectativa é de que sejam recolhidas em torno de 5 mil lâmpadas através do Programa de Entrega Voluntária de Lâmpadas.

Texto: Ass. de Comunicação da Prefeitura de Irati.

Nenhum comentário: