Irati - Uma comitiva de Irati liderada pelo prefeito Sergio Stoklos esteve, no último dia 24, em Curitiba na sede do Instituto Ambiental do Paraná, IAP, para discutir o projeto de implantação do aeródromo municipal. O diretor de Controle de Recursos Ambientais do IAP, Harry Luiz Ávila Teles, recebeu o prefeito, secretários municipais, membros da Aciai, Fiep, Câmara Municipal, Aeroclube de Irati, DER, IAP de Irati, imprensa e Secretaria de Estado dos Transportes e explicou os procedimentos a serem seguidos para liberação da obra. Questões técnicas, legais e político-institucionais foram detalhadas.
“O meu entendimento é que o aeródromo não vai gerar expressivo impacto ambiental, mas existe uma lei e temos que respeitá-la”, afirmou Harry, orientado que seja feito um Estudo Técnico de Impacto Ambiental. Isto para que o IAP possa ter documentada a viabilidade da construção do aeródromo em área próxima à Floresta Nacional de Irati, Flona, para posterior concessão de Licença Prévia, que é a autorização locacional da obra.
O diretor do IAP destacou empreendimentos muito maiores, do mesmo gênero, que funcionam regularmente nas proximidades de áreas de conservação ambiental. “O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu”, lembrou Harry. Neste aeroporto, segundo a Infraero, a pista tem 2.195 metros de comprimento por 45 metros de largura, permitindo o pouso de aeronaves do tipo Jumbo 467/100 e Jumbo 467/200, sendo três vôos diários da Gol e seis vôos diários da TAM.
Em Irati, conforme projeto elaborado pelo Departamento Hidro-Aero-Ferroviário da Secretaria de Estado de Transportes e aprovado pela Aeronáutica, a pista terá 1.300 metros de comprimento e 23 metros de largura, permitindo o pouso de aeronaves do tipo Brasília M120, sem previsão de operar vôos comerciais diários. “Se não puder ser construído o aeródromo de Irati, a lógica seria fechar o aeroporto de Foz do Iguaçu e muitos outros que existem em aldeias indígenas”, afirma o prefeito Sergio Stoklos. Ele comenta que a poluição e outros tipos de impacto ambiental serão mínimos, muito menores, inclusive que aqueles gerados pela própria estrada que passa ao lado da Flona.
O projeto, conforme está previsto em área doada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ao Município de Irati, é “tecnicamente defensável e não tem nenhum fator que impeça sua construção”, afirmou o diretor de Controle de Recursos Ambientais do IAP. Ele acredita que, cumpridos determinados procedimentos técnicos e legais a obra poderá ser realizada tranquilamente, sem prejuízos ambientais.
De posse deste parecer, o Município de Irati, entidades organizadas e representantes políticos como o deputado federal Rodrigo da Rocha Loures e o deputado estadual Felipe Lucas continuarão trabalhando em prol do aeródromo de Irati. As ações deverão ser de apoio ao Governo do Estado que já elaborou projeto técnico para o aeródromo e deverá investir cerca de R$ 5 milhões na obra.
“A construção do aeródromo é muito importante, pois se trata de uma das obras de infra-estrutura que motivará o desenvolvimento socioeconômico de Irati e região, sendo estratégico para todo o Estado”, finaliza Stoklos.
Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati.
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