Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Presidente e diretora do CIS prestam esclarecimentos na Câmara de Irati


Das 996 vagas disponíveis para consultas, o município de Irati autorizava a utilização de apenas 354

Centro-Sul – Nesta segunda-feira (22) o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) e prefeito de Guamiranga, Ruy Machado, e a diretora administrativa do CIS, Ana Maria Gerei, estiveram presentes na Câmara Municipal de Irati prestando alguns esclarecimentos acerca do Consórcio. O pedido foi feito pelo vereador Dalvino José Cavalli Neto.
A diretora administrativa fez uma breve explanação sobre o funcionamento do Consórcio e dos convênios disponibilizados para os municípios membros dele. Os vereadores receberam cópias de um relatório de todas as atividades do CIS. Dentre os dados apresentados, destaca-se o de número de atendimentos: somente em 2009, foram realizados 88.392 atendimentos (para os nove municípios), sendo que 23.806 foram para pessoas do município de Irati.
Um dos pontos que mais chamou a atenção foi o questionamento do vereador Dalvino José Cavalli Neto sobre quantas consultas de fato o município de Irati teria direito. De acordo com o relatório, por mês, seriam 996 consultas nas diversas especialidades, Ana Maria explica que na verdade o município autoriza a utilização de apenas 354. “Os outros municípios do CIS usam todas as consultas disponíveis. Com o excedente das vagas que Irati não utiliza, as outras cidades agendam mais consultas, pois os médicos não podem ficar sem atender”, afirma a diretora administrativa.
Para cada consulta agendada no Consórcio o município paga o valor de R$ 21,00 e para consultas em que o médico não reside em Irati, é cobrado R$ 25,00. Na tabela fornecida pelo CIS é possível conferir quantas consultas são disponibilizadas por mês para cada município. Vale lembrar que Irati é o único município que não utiliza todas as consultas, sendo o restante articulado para outros municípios.
Todos os vereadores que se manifestaram são unânimes em afirmar que a população de Irati irá sofrer sim com a saída do município do CIS. Também, o vereador Marcelo Rodrigues questionou se Irati teria algum tipo de dívida com o Consórcio. Ruy Machado respondeu que o município está de acordo com a gestão mas que há pendências, porém, no momento não estaria autorizado a repassar estes dados. Sendo assim, foi enviado ofício ao CIS com este e outros questionamentos, que serão esclarecidos no futuro.

Texto: Marina Lukavy.

Nenhum comentário: