Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Notas políticas

Sem secretário
O município de Irati encontra-se sem secretário municipal de Agricultura há pouco mais de uma semana. Tiago Marochi que ocupava o cargo recebeu o pedido para deixar o cargo do prefeito Sergio Stoklos, em troca de uma vaga dentro da administração da prefeitura. Até que Stoklos retorne da licença a exoneração de Marochi do cargo não irá acontecer, visto que a prefeita em exercício, Marisa Massa Lucas não pode resolver esse assunto. Dizem por aí que devido a alianças políticas das eleições de 2008 o PT estaria reivindicando a cadeira da secretaria. Vale lembrar que Marochi trocou o PT pelo PSDB no ano passado.

Recursos
O presidente da Câmara de Irati, Sidnei Jorge, informou que o senador Álvaro Dias (PSDB) conseguiu recursos no valor de R$ 100 mil para o desenvolvimento agropecuário de Irati. A entrega deve acontecer em breve.

Em tom de campanha
Enfim, o PSDB divulgou nesta segunda-feira (22) que Beto Richa será o pré-candidato do partido para a sucessão estadual. No clima, estava o presidente da Câmara que comunicou aos presentes a Sessão, a escolha do partido em tom de campanha. Sidão lembrou que Beto Richa foi escolhido por sete vezes o melhor prefeito de Irati e que Curitiba é considerada a cidade mais limpa do Brasil.

Audiência Pública
Nesta sexta-feira (26) a partir das 10h acontece na Câmara Municipal de Irati uma audiência pública para apresentação dos relatórios contábeis necessários.

Polêmica
É a esta palavra que se resume a saída do município de Irati do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Durante a Sessão da Câmara Municipal, o presidente do Consórcio, Ruy Machado, e a diretora Administrativa, Ana Maria Gerei, foram questionados sobre o assunto. De acordo com o presidente, o prefeito de Irati Sergio Stoklos, defende a saída alegando que é o Estado quem deve subsidiar os gastos com as “especialidades”, cabendo aos municípios atender a saúde básica. Informou que inclusive tiveram esta conversa com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, que explicou que por enquanto não é possível o Estado fazer este atendimento, ficando a incumbência para os municípios.

Manifestação
Moradores dos assentamentos José Dias e Terra Cortada, em Inácio Martins, bloquearam a estrada que dá acesso ao município de Guarapuava na última sexta-feira (19). A manifestação pedia melhorias na estrada. O bloqueio durou cerca de três horas, pois o prefeito Junior Benato chamou todos os manifestantes para uma “conversa” em seu gabinete.
Fonte: Radio Najuá

Crédito
A Lei 16.393, de autoria do deputado Marcelo Rangel (PPS), com emendas de outros deputados, cria o programa de incentivo a reciclagem do óleo de cozinha que será usado na produção de biodiesel. Rangel lembrou que a idéia surgiu durante uma conversa que teve com estudantes de Teixeira Soares.
Fonte: Assessoria do deputado.

Texto: Marina Lukavy.

Nenhum comentário: