Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Política em questão

Licença
O prefeito de Irati, Sergio Stoklos, está de licença desde hoje, quarta-feira (10), até o próximo dia 12 de março. Quem assume a prefeitura é a vice, Marisa Massa Lucas.

###
De acordo com as conversas de bastidores na Câmara Municipal de Irati, quem também pedirá licença em alguns dias é o vereador Ailton Laroca (PDT). Ainda não está confirmado, mas o período de afastamento pode ser de até 120 dias. Se Laroca pegar a licença, quem assume é o seu suplente, Raimundo Gnatkowski.

Interação
Os internautas que visitarem o site da Câmara Municipal de Rebouças, além de terem acesso aos requerimentos, projetos e anteprojetos, podem agora dar sugestões e/ou comentar os projetos e anteprojetos que estejam em análise pelas Comissões Permanentes, as quais poderão acatá-las. Outros municípios poderiam adotar esse sistema que além de mostrar a população o que é votado dentro das Sessões, permite que o eleitor possa contribuir com o que é proposto pelos vereadores.
Fonte: Edinei Andrade.

30 anos do PT no Paraná
No último sábado (6), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, esteve visitando o Paraná. No primeiro compromisso, Dilma e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, participaram de uma reunião com prefeitos do estado. Mais tarde, a ministra participou das comemorações da festa de 30 anos do PT do Paraná. Durante o evento o presidente estadual do partido, deputado Enio Verri, tomou posse e, também houve lançamento do livro Projeto Memórias, que conta a história da primeira década do PT paranaense de 1980 a 1990.
FONTE: ASSESSORIA DO DEPUTADO PÉRICLES DE MELLO.

Dirigentes querem Gleisi no Senado
O deputado federal André Vargas (PT), ex-presidente do PT Paraná, comentou a atual situação política do estado e ressaltou que o PT não abre mão da candidatura de Gleisi Hoffmann ao Senado, mas abre mão de ter candidato próprio ao governo do Estado, apesar de ter nomes para tal e aceita ser vice na chapa de Osmar, mas ressalta que isso não é um pedido. “Se o PDT entender que temos quadro para oferecer, mas nós não estamos pedindo. O que queremos é o apoio para a Dilma e uma das vagas para o Senado”, enfatizou, lembrando que nesta eleição estarão abertas as vagas dos senadores Osmar Dias e Flávio Arns.
FONTE: BLOG FÁBIO CAMPANA.

Segurança no caminho até a escola
O comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária no Paraná e membro da coordenação estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, coronel Douglas Sabatini Dabul, observa que o uso do uniforme escolar é fundamental para segurança, pois facilita a identificação dos alunos. Com relação às crianças pequenas, a dica é garantir que elas estejam sempre acompanhadas por um adulto. Uma boa solução pode ser o revezamento entre os pais. Além da violência, o trânsito também merece atenção para evitar acidentes no trajeto entre escola e residência.
FONTE: FOLHA DE LONDRINA.

Requião versus PMDB
Ontem (9), na escolinha de Governo, Requião surtou mais uma vez contra o seu partido, o PMDB. Disse cobras e lagartos contra a direção nacional. Não engole a nomeação de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, por Michel Temer para organizar o programa de governo do PMDB.
FONTE: BLOG FÁBIO CAMPANA.

Requião é candidato

“A eventual disputa será na convenção. Ainda é possível mudanças”, disse o ex-governador Orestes Quércia, que articula reunião com os governadores Roberto Requião (PR) e Luiz Henrique (SC) e os senadores Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE). “Como dizia o Tancredo Neves, voto secreto dá uma vontade de trair”, disse Simon, ao comentar que a tese de candidatura própria pode ser beneficiada com votos de governistas. “Até a convenção, Requião continua pré-candidato a presidente”, avisa. Na avaliação de setores do PMDB, diretórios da Bahia e de Minas Gerais podem ainda virar o jogo e se alinhar aos que defendem a candidatura de José Serra.
FONTE: BLOG DOCUMENTO RESERVADO.

Crescimento dos grãos
A produção nacional de grãos da safra 2009/2010 deve chegar a 143,09 milhões de toneladas, de acordo com estimativa divulgada ontem (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume colhido deverá ser 5,9% superior aos 135,13 milhões de toneladas da safra passada, o que representará o segundo melhor resultado da história. O recorde é do ciclo 2007/2008 – 144,1 milhões de toneladas. Segundo a Conab, o bom desempenho se deve à estabilidade de chuvas nos principais estados produtores.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Aposentados

Recentemente, em sessão especial, o Senado comemorou o Dia Nacional do Aposentado. No entanto, o senador José Nery (PSOL-PA), disse que considera inaceitável que o país não encontre uma solução para que se faça a recomposição dos salários dos aposentados. Segundo ele, o Brasil não será um país justo e soberano se os direitos fundamentais de todos não forem respeitados, entre eles os dos aposentados.
Ele criticou fortemente a manutenção do fator previdenciário e a corrosão dos salários. “O dinheiro que vai para os banqueiros é dez vezes mais do que o necessário para atender às reivindicações dos aposentados e pensionistas do Brasil, para garantir a aposentadoria integral, se esse fator famigerado, chamado fator previdenciário, não existisse”, disse.
FONTE: BLOG DOCUMENTO RESERVADO.

Inflação em alta
A projeção para a inflação oficial para este ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2010, subiu pela terceira semana consecutiva. Há uma semana, a projeção era de 4,62% e agora passou para 4,78%, estimativa acima do centro da meta para este ano, que é de 4,5%, com dois pontos percentuais a mais ou a menos.
A informação consta do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a quem cabe perseguir a meta de inflação e para isso usa como instrumento a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 8,75% ao ano.
Ao final de 2010, a previsão é de que a taxa alcance 11,25% ao ano, a mesma estimativa há três semanas. Em 2011, a Selic deve ficar em 11% ao ano – projeção que também é mantida há três semanas.
FONTE: BLOG DOCUMENTO RESERVADO.

TEXTO: JORNAL HOJE CENTRO SUL

Nenhum comentário: