Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

IBGE realiza concurso com 11162 vagas no Paraná


São 230 postos para recenseadores na região Centro-Sul

Brasil – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um processo simplificado para o preenchimento de 191972 vagas em todo o Brasil. No edital, divulgado no dia 05 de fevereiro, estão contidas as informações sobre a função e conteúdo das provas, que vão acontecer no dia 30 de maio.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, tanto em postos de atendimento presenciais quanto pela internet, através do site da Fundação Cesgranrio, que é a organizadora do concurso (www.cesgranrio.org.br). No entanto, pela internet o período de inscrições é mais extenso – até 04 de abril. Nos postos de atendimento, a data limite é 19 de março. O valor da inscrição é de R$ 18,00. “Os postos presenciais são as agências dos Correios”, explica Antonio Zuber Neto, chefe da agência do IBGE em Irati.
A remuneração será conforme a produção do recenseador, sendo que o contrato dá direito a férias e 13º salário relativos aos dias trabalhados, bem como o pagamento pelo que foi produzido. Esse contrato é feito pelo período de 30 dias, com possibilidade de prorrogações. Segundo o edital do processo seletivo, a expectativa de duração do trabalho é de cinco meses. Uma condição para a inscrição é que o candidato tenha o ensino fundamental completo.

O Censo 2010
Nesse ano, o IBGE vai realizar o XII Censo Demográfico, que, segundo informações da instituição, “constituirá o grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década”.
Alguns aperfeiçoamentos foram realizados e serão sentidos nessa edição do Censo, dentre eles, uma base territorial que migrará do modo analógico para o digital, aglomerando a base urbana, rural e o Cadastro de Endereços, além do aumento das possibilidades de investigação em grupos específicos, por meio do computador de mão.
O objetivo é percorrer o território nacional, coletando dados em 5565 municípios, “do Aylã ao Chuí, da Ponta de Seixas ao rio Moa, de norte a sul, leste a oeste”, totalizando aproximadamente 58 milhões de domicílios visitados. Nessa missão, o pessoal treinado exerce grande importância.

O recenseador
Os aprovados no processo seletivo começam a coleta de informações no dia 1º de agosto. Os recenseadores vão ser identificados com colete, crachá e computador de mão equipado com GPS. Aplicarão questionários nos domicílios, os quais possuem as perguntas necessárias à pesquisa. “O recenseador vai levantar trazer para nós as informações indispensáveis”, diz Antonio Zuber. Assim como aconteceu nos Censos anteriores, serão aplicados dois questionários, o de amostra e o simplificado.

Isenção da taxa
A pessoa que se interessar no concurso e estiver inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (Cad-Único), pode se isentar da taxa do processo do IBGE, se possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda por pessoa menor a meio salário mínimo por mês. O requerimento de isenção pode ser acessado a partir do dia 26 de fevereiro na internet, seguindo disponível até o dia 04 de março. O resultado das solicitações aceitas sai em 23 de março. O site é o da Cesgranrio.
Confira ao lado na tabela as vagas dispo-níveis para os municípios da região.

TEXTO E FOTOS: SCHEYLA HORST, JORNAL HOJE CENTRO SUL.

Nenhum comentário: