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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Procon alerta sobre compras pela internet

As empresas que vendem pela internet devem seguir os mesmos critérios das lojas “físicas”

Irati – A facilidade de fazer compras pela internet e receber os produtos em casa tem atraído cada vez mais consumidores. Porém, junto com as vantagens também surgem alguns problemas como entrega fora do prazo e defeitos nos produtos. Em Irati, o Procon tem registrado reclamações principalmente com relação a entrega, por isso é necessário que ao comprar algo via internet o consumidor fique atento.

Segundo a Associação Nacional de Apoio ao Consumidor e Trabalhador (Anacont) as empresas que vendem pela internet devem seguir os mesmos critérios das lojas
“físicas”. O consumidor que se sentir lesado procurar a Justiça se o produto não for
entregue no prazo estipulado. Dependendo da situação em que a falha ocorreu, como em datas comemorativas, a indenização pode chegar a 40 salários mínimos (R$20.400).
Alguns cuidados simples na hora de fazer as compras fazem toda a diferença
para evitar futuros transtornos. Confira as orientações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec):
- conheça o site antes da compra. Há pessoas de má-fé que criam páginas com nomes parecidos com os de marcas famosas apenas para enganar os menos atentos. O cliente faz a compra, não recebe o produto e, quando vai reclamar, descobre que a loja não existe. O ideal é preferir as conhecidas.
- além do e-mail, verifique se a loja oferece outros meios para que se possa encontrá-la, caso aconteça algum problema. É bom confirmar dados como o endereço, o telefone, a razão social e o CNPJ.
- o cliente não deve se iludir com a aparência do site nem com a facilidade de acesso. É válido se preocupar em verificar se a empresa possui certificado de segurança, para que dados sigilosos não fiquem expostos na rede virtual.
- verifique se todas as informações necessárias para a compra estão disponíveis no site: características do produto, preço, forma de pagamento, valor do frete, prazo de entrega, etc. Também deve constar o nome e o endereço do fabricante. No caso de sites internacionais, o conteúdo deve estar em português.
- imprima toda a publicidade que encontrar no site e guarde o comprovante de pedido e de pagamento, pois poderão servir de prova caso haja algum problema no futuro. Tudo o que estiver estipulado na propaganda deverá ser cumprido.
- ao comprar em site estrangeiro, informe-se sobre o valor das taxas de importação e do frete. Também procure saber se a empresa tem representantes no Brasil, pois ficará mais fácil para reclamar possíveis defeitos.
- combine com a empresa, por escrito, uma data para a entrega do produto. Se
a loja não cumprir o prazo, o cliente poderá cancelar a compra e pedir o dinheiro de volta.
- ao receber o produto, verifique se está em perfeitas condições de uso. Se houver irregularidades (como embalagem aberta ou avariada), devolva o produto e peça para a empresa providenciar a troca ou a devolução do dinheiro.
- se o produto não for exatamente igual ao anunciado na propaganda, o cliente pode exigir que se cumpra a oferta ou pedir o dinheiro de volta.
- o Código de Defesa do Consumidor estipula prazo de sete dias para devolução de produto comprado fora do estabelecimento comercial (internet, Correios, etc.). Mas há empresas que não devolvem o valor do frete.

Texto: Marina Lukavy

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